Livro de Vítor Paulo Teixeira apresentado esta quinta-feira
O livro de poesia “Perguntei na Biblioteca pelo Futuro”, da autoria de Vítor Paulo Teixeira, é apresentado esta quinta-feira, a partir das 10 horas, no programa ‘Hora 10’, de Marta Cília, na Antena 1 Madeira. O programa vai contar com a presença de Maria José Costa, presidente da Contigo Teatro, assim como Sara André, presidente da Associação de Antigos Estudantes da Universidade da Madeira.
Esta é uma obra que surge de um desejo antigo do autor, materializado durante o confinamento. O título “com a Biblioteca em destaque, ao centro, que acolhe o Futuro, mas guarda o Passado e sorri no Presente”, destaca. É editado pela Chiado.
“A musicalidade das palavras, os seus segredos e afetos, alguns poemas que surgiram neste tempo novo, que nos pedem esperança e homenageiam heróis. E também poemas de outrora, da gaveta saltaram odes, planície o meu contentamento, e nasceu assim o livro, sedento de Futuro, crente no Ser Humano, um poeta às portas do paraíso. Sejam as bibliotecas físicas, que nos ensinam, ou as vivas, aquelas que nos iluminam, nas horas dos nossos avós, que à mesa não envelhecem e nos contam sábios da vida”, lembra Vítor Paulo Teixeira.
“Muita gente encontrou na leitura um maior conforto e esperança durante a fase de confinamento”, reconhece o autor. Deixa outra ideia: “As bibliotecas, como diz Tolentino Mendonça, uma ‘jangada que nos sobreviverá’, a farmácia da alma, a Educação suprema que nos libertará da ignorância, o paraíso, ‘uma espécie de biblioteca’. O livro defende, como nos diz Tolentino, que ‘nós somos metade do outro’, os caminhos da alteridade, e neste tempo de pandemia, abracemos o coração do homem, e juntos encontraremos as chaves da casa, perguntando na biblioteca pelo futuro”.
O livro “Perguntei na Biblioteca pelo Futuro” pode ser adquirido nas diversas plataformas e livrarias.