Mundo

Urnas de voto abriram na Venezuela para eleger deputados para Assembleia Nacional

None

As mesas de voto abriram hoje na Venezuela às 06:00 horas locais (10:00 GMT) para as eleições legislativas, nas quais os cidadãos irão escolher os deputados que vão formar a Assembleia Nacional (AN).

O Parlamento, atualmente com uma grande maioria de oposição e presidido por Juan Guaidó, será renovado em 05 de janeiro, quando os 277 legisladores que serão eleitos neste dia ocupam os seus lugares.

Uma hora antes da abertura oficial das mesas de voto, o Governo deu o tiro de partida para este dia, com atividades recreativas, como o lançamento de fogo-de-artifício acompanhado pela tradicional música de trompete, conhecida como "toque de diana", que é tocada sempre que se realiza uma eleição na Venezuela.

Ao mesmo tempo, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, publicou um vídeo no Twitter, a apelar aos cidadãos para que vão votar.

"O dia da pátria chegou (...) levantem-se para irem votar", disse o governante, que lidera o destacamento de mais de 250.000 agentes de segurança em todo o país, durante o dia de hoje.

O novo parlamento terá mais 110 deputados do que os atuais, aumentando de 167 para 277, por decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o órgão diretivo das eleições.

O grupo da oposição liderado por Guaidó, reconhecido como presidente da Venezuela por cerca de 50 países, não participa nestas eleições por considerá-las uma "fraude".

As eleições não serão reconhecidas pela comunidade internacional, incluindo a União Europeia (UE), uma vez que não são transparentes e justas.

Fechar Menu