Temporal a Norte Madeira

Lombadas da Ponta Delgada continuam sem acesso

None
Foto Aspress

O presidente da Junta de Freguesia de Ponta Delgada, Miguel Freitas, dá conta de que o acesso às Lombadas - que ficaram isoladas após várias derrocadas terem obstruído a única estrada existente - continua interdito.

"As Lombadas continuam sem acesso. Ontem, por ser uma questão médica urgente, foi necessário fazer uma manobra para conseguirmos que a ajuda médica chegasse lá, mas foi uma situação muito execepcional e ainda não é possível chegar às Lombadas de forma segura".

Fazendo o ponto da situação relativamente aos trabalhos de limpeza que decorrem na freguesia afectada pelo temporal de 25 de Dezembro, Miguel Freitas garante que "as máquinas estão a trabalhar afincadamente" para "tentar limpar o acesso até às Lombadas", apelando às pessoas que se encontram isoladas para que mantenham a calma.

"Peço às pessoas que estão lá que se acalmem e que se for necessário alguma coisa nós vamos estar aqui para ajudar", sublinhou.

Por outro lado, nota que "felizmente" o principal "inimigo" - a chuva - "já desapareceu" e que o acesso à Lombada deverá ser assegurado "ainda hoje".  Remete para os próximos dias "de que forma é que será feita a passagem" e se será necessário limitar ou não o acesso às zonas altas, por uma questão de segurança.

Quanto ao resto dos trabalhos, afirma:

"Estamos a continuar a limpar as outras vias da freguesia para também garantir que a ajuda e os voluntários que aí vêm nos possam ajudar a limpar as várias casas que temos todas cheias de lapa e pedras e já tentámos restabelecer uma parte da água potável".

Sobre este último ponto, explica que ontem foi possível restabelecer "60% do abastecimento de água" na freguesia e que hoje estão "a trabalhar para que o restante seja resolvido".

Lembra ainda que a Empresa de Cervejas da Madeira forneceu 8 paletes com garrafões de 6 litros de água, que estão disponíveis na Associação Desportiva.

"As pessoas que necessitarem podem dirigir-se lá ou ligar para mim que nós vamos fazer com que a água chegue a essas pessoas".

O presidente da Junta reconhece, todavia, que se o acesso até às Lombadas não for desobstruído até amanhã, terão de "pedir a ajuda ao carro dos bombeiros para levar água lá cima".

Relativamente à electricidade, Miguel Freitas diz que "há algumas zonas que não têm electricidade". "A Empresa de Electricidade da Madeira vai tentar levar lá os técnicos para tentar restabelecer as ligações", sustenta.

Fechar Menu