Pedro Fino apela à população para “ficar em casa”
Trabalhos de limpeza decorrem em estradas condicionadas; Lombada é a única que está fechada
Os trabalhos de limpeza das estradas nas freguesias mais afectadas pelo temporal que fustigou, sobretudo, o Norte da Madeira, estão a decorrer desde ontem, em articulação entre a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas (SREI), a Câmara Municipal de São Vicente e a Proteção Civil.
Segundo um balanço feito, há pouco, pelo secretário regional Pedro Fino, “existem ainda estradas condicionadas”, mas para já “a estrada regional da Lombada é a única que se encontra fechada, está obstruída e, portanto, não se consegue circular.”
O governante informou que “muito em breve uma equipa irá desobstruir pequenos canais de água, de modo a que a água que se vê na estrada consiga estar canalizada”. Pedro Fino garantiu que a SREI está “em perfeita articulação com o município de São Vicente e com a Protecção Civil para restabelecer a normalidade nas freguesias que foram atingidas”.
O secretário avisa que “a estrada está muito condicionada”, entre São Vicente, Ponta Delgada e Santana, e embora seja “possível transitar tanto para um lado como para o outro”, apela “para as pessoas ficarem em casa”. Assim, “o trabalho sofrerá menos interrupções, sempre que passa um carro”.
Pedro Fino prevê que o trabalho de limpezas se prolongue até segunda ou terça-feira. “Penso que conseguimos executá-los até essa data. Depois é necessário fazer a avaliação porque há outros trabalhos a fazer, nomeadamente das linhas de água, que vai ser mais para a frente. Houve linhas de água que se criaram com esta situação extrema e temos que avaliar para dar segurança a esta zona da Boaventura e da Ponta Delgada”, reforçou.