Cameron e May satisfeitos com notícia de acordo comercial com UE
Os antigos primeiros-ministros David Cameron e Theresa May saudaram a notícia de um acordo comercial pós-'Brexit' entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), anunciado hoje pelo chefe do Governo, Boris Johnson.
"Boas notícias", escreveu a antecessora de Boris Johnson na rede social Twitter, saudando o "acordo que proporciona confiança às empresas e ajuda a manter o fluxo comercial".
A ainda deputada acrescentou estar "ansiosa para ver os detalhes nos próximos dias".
O ex-primeiro-ministro David Cameron, que convocou o referendo sobre a saída da UE em 2016 que ditou o 'Brexit', também acolheu com satisfação a notícia do acordo.
"É bom terminar um ano difícil com notícias positivas. O acordo comercial é muito bem-vindo e um passo vital na construção de um novo relacionamento com a UE como amigos, vizinhos e parceiros", disse Cameron, atualmente afastado da política.
O Executivo britânico revelou hoje que o Reino Unido e a União Europeia celebraram um Acordo de Comércio e Cooperação, um Acordo de Cooperação Nuclear e um Acordo sobre Procedimentos de Segurança para Troca de Informações.
O documento completo, ainda por publicar, deverá ser ainda ratificado pelo Parlamento Europeu e aprovado pelos deputados britânicos na próxima semana antes para poder entrar em vigor a 01 de janeiro.
O acordo vai permitir que os dois continuem a fazer trocas comerciais sem quotas nem taxas aduaneiras tal como acontece agora, apesar de o Reino Unido passar a estar fora do Mercado Único e união aduaneira europeia.