México captura 13 pessoas ligadas a cartéis de droga
As autoridades mexicanas anunciaram na terça-feira a captura de 13 pessoas ligadas aos cartéis de Santa Rosa de Lima e Nova Geração Jalisco, na sequência de uma operação que resultou na queima de vários veículos por membros destas organizações.
A Procuradoria-Geral da República do estado central de Guanajuato detalhou que foram também apreendidos uniformes de polícia, veículos, armas de fogo, cartuchos, equipamento tático e telemóveis.
O foco da operação, na qual participaram o Ministério Público, a Secretaria de Segurança Pública do Estado e elementos federais, foi o município de Celaya, um dos mais violentos de Guanajuato e um dos redutos do cartel de Santa Rosa de Lima.
Dos 13 detidos, a maioria pertence ao cartel de Santa Rosa de Lima e o resto ao cartel de Jalisco Nova Geração.
No entanto, os grupos criminosos reagiram queimando veículos não só em Celaya, mas também em municípios vizinhos, como Cortazar e Villagrán.
Desde 2018, Guanajuato, localizado na região central do México, é o estado mais violento do país.
De janeiro a novembro deste ano, foram mortas 4.190 pessoas, representando 13% do total registado a nível nacional.
A captura de José Antonio Yépez Ortiz ("El Marro"), líder do cartel de Santa Rosa de Lima, em agosto deste ano, significou uma diminuição da onda de homicídios.
Contudo, o confronto com o cartel de Jalisco Nova Geração para controlar mais território mantém Guanajuato como um dos pontos focais na guerra da droga no México.