“Psicólogos são parte integrante da acção governativa em prol da população”
Actualmente, existem 430 psicólogos activos na Madeira
Miguel Albuquerque insurge-se contra quem põe em causa o racionalismo e a defesa do pensamento científico, que cresceu nos últimos 200 anos. Para esse combate, entende, são muito importantes os psicólogos.
Miguel Albuquerque garante contar com os psicólogos na sua acção de governo da Madeira. “Os Psicólogos são parte integrante da acção governativa em prol da população.” A frase do presidente do Governo Regional foi dita, na manhã de hoje, na tomada de posse dos novos membros da direcção da Madeira da Ordem dos Psicólogos.
O governante quis destacar o papel daqueles profissionais no desenvolvimento e sucesso do Estado Social, considerando que o seu trabalho é indissociável do mesmo. Por isso, garantiu, os psicólogos são interlocutor privilegiado da acção governativa.
Miguel Albuquerque revelou-se apreciador de um pensador/psicólogo, Steven Pinker. O presidente considerou-o um dos autores mais importantes da actualidade pelo pensamento e combate ao menosprezo do racionalismo e da ciência, por contraposição aos que advogam a desinformação, o pensamento mágico, o misticismo a irracionalidade, o obscurantismo…
O governante insurgiu-se contra quem põe em causa o racionalismo e a defesa do pensamento científico, que cresceu nos últimos 200 anos. Para esse combate, disse, são muito importantes os psicólogos.
Renato Carvalho foi empossado presidente da Ordem na Madeira e começou a sua alocução pela garantia de que todos os psicólogos são importantes, se por mais não fosse, para a “da construção conjunta de uma identidade profissional”.
O psicólogo defendeu que o futuro passa por, cada vez mais, fazer dos psicólogos uma presença constante na sociedade, não limitada aos consultórios. Educação, saúde, interacção social e comunitária, no trabalho das organizações.
O responsável pela Ordem dos Psicólogos deu um exemplo concreto semelhante ao que Miguel Albuquerque veio a referir: Vacinação contra a Covid.
Renato Carvalho deixou uma garantia: “Pode a comunidade continuar a contar com os psicólogos”.
Na posse interveio, igualmente, Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos, que enquadrou a vinda à Região como um sinal de normalidade que, aos poucos, é preciso incutir à vida dos dias presentes. A última viagem de avião, que fez, foi em Março, exactamente para vir à Madeira a uma iniciativa da estrutura regional da Ordem
Francisco Miranda Rodrigues disse que a “Madeira sempre se destacou pelo pioneirismo dos psicólogos”.
Numa intervenção prévia da antiga responsável pelos psicólogos na Madeira, Teresa Carvalho, ficou-se a saber que, actualmente, existem 430 psicólogos activos na Região.