Governo vai analisar casos para ver se nova estirpe do vírus passou pela Madeira
Albuquerque admite preocupação com situação vivida no Reino Unido
O presidente do Governo Regional revelou, esta segunda-feira, na conferência para anunciar novas medidas de contenção à pandemia, que a Região vai efectuar, em colaboração com Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, "uma análise genética de um conjunto de casos que foram detectados ao longo dos últimos meses na Madeira" de modo a determinar se a nova estirpe do vírus detectada no Reino Unido "já passou" pela Região.
O governante adiantou que esta é outra situação que a Madeira tem que avaliar, em articulação com o instituto Ricardo Jorge, pelo que vai "pegar nessas amostras e vai já fazer os testes e essa análise".
Miguel Albuquerque confessa que, devido ao impacto no turismo, estamos perante "uma situação complicada", mas assegura que "em primeiro lugar está a saúde e a segurança dos madeirenses".
"É uma medida cautelar que dá nos dá o conhecimento científico para depois tomarmos novas decisões sobre esta matéria", acrescentou.
O chefe do executivo recordou que dada a previsão de chegada de muitos madeirenses que residem no Reino Unido, que regressam para passar a esta quadra festiva, o conselho extraordinário do Governo Regional determinou que são obrigados a efetuar o teste de despistagem, aguardando o resultado numa unidade hoteleira e não no "seio familiar".
Albuquerque destacou que este "isolamento profilático é obrigatório", acrescentando que os infractores incorrem "num crime de desobediência".