SESARAM admite transmissão de Covid-19 nos hospitais da Madeira
Hoje foram confirmadas infecções em dois enfermeiros e dois assistentes operacionais dos Marmeleiros
Todos os profissionais e utentes do Hospital Dr. Nélio Mendonça vão ser testados. Nos Marmeleiros e no Dr. João de Almada já está em curso a testagem. Há precauções serem tomadas e quem necessita de cuidados deve de ir aos centros de saúde e aos hospitais
O SESARAM admite a existência de transmissão do vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19, no interior dos hospitais públicos da Madeira.
Essa possibilidade consta de uma comunicação enviada, hoje, a directores de serviço e a um conjunto de outros profissionais, pelo director clínico do SESARAM.
No documento, José Júlio Nóbrega faz o diagnóstico da situação e revela as decisões tomadas para evitar que o problema cresça.
“A evolução da pandemia COVID-19 na Região Autónoma da Madeira com o aumento do número de casos de transmissão local e com o diagnóstico de infecção pelo SARS-COV-2 na instituição (hospitais dos Marmeleiros e Dr. João de Almada), compatível com provável transmissão nosocomial (hospitalar) intra e inter-enfermarias.” Por isso, a Direcção Clínica determinou medidas adicionais às tomadas na última sexta-feira, dia 12.
Essas medidas incluem a ‘realização de rastreio intercalar ao SARS-CoV 2 nos hospitais dos Marmeleiros e Dr. João de Almada no dia 16.12.2020’, ‘realização de rastreio sistemático ao SARS-CoV2 dos utentes e profissionais de saúde do Hospital Dr. Nélio Mendonça durante os próximos 7 dias’, e ‘utilização pelos profissionais de máscara FFP2, aquando da actividade assistencial que implique contacto directo com o utente, em todo o SESARAM’.
O DIÁRIO sabe que hoje foram confirmadas as infecções de dois enfermeiros e dois assistentes operacionais no Hospital dos Marmeleiros.
O Plano de Contingência está a activado e as pessoas que necessitem de cuidados de saúde não devem deixar de procurar os centros de saúde e os próprios hospitais.