Madeira

Construção é das poucas actividades a crescer nesta pandemia

Isso nota-se nos edifícios licenciados e concluídos na Região Autónoma da Madeira que aumentaram 18,5% e 11,9% de Janeiro a Setembro face ao período homólogo

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Entre Janeiro e Setembro de 2020, foram licenciados 339 edifícios na Região Autónoma da Madeira, traduzindo-se num aumento de 18,5% face ao mesmo período de 2019 (286). Quanto aos edifícios concluídos, neste mesmo período, verificou-se um crescimento homólogo de 11,9%, totalizando 226 edifícios.

"Desagregando a informação por mês, observa-se que comparativamente aos mesmos meses de 2019, em Janeiro, Fevereiro, Junho, Julho, Agosto e Setembro observaram-se acréscimos de edifícios licenciados, enquanto em relação a Março, Abril e Maio sucedeu o inverso", frisa a Direcção Regional de Estatística, precisamente o período em que se deu o confinamento.

"Limitando a análise ao 3.º trimestre de 2020, observa-se que o número de edifícios licenciados no 3.º trimestre de 2020 foi de 118, mais 32,6% em termos homólogos", aponta numa clara recuperação do tempo perdido.

"Das obras de edificação e demolição licenciadas, 65,8% correspondiam a construções novas (223), das quais 79,8% tinham como destino a habitação familiar (178)", acrescenta a DREM. "Estas obras originaram o licenciamento de 332 fogos em construções novas para a habitação familiar, mais 33,3% que nos primeiros nove meses de 2019 (249)", reforça.

Quanto aos edifícios concluídos, o crescimento aponta às construções novas, pois 58,4% dizem respeito a estes novos edifícios destinados à habitação familiar (132). "Relativamente ao 3.º trimestre de 2020, foram concluídos 68 edifícios, menos 19,0% que no mesmo trimestre de 2019", refere no único indicador mais negativo, que poderá indicar atrasos nas obras.

Além disso, "no que se refere aos fogos concluídos em construções novas para habitação familiar (249), os resultados indicam um acréscimo de 42,3% face ao período homólogo (175)", conclui.

DREM introduz alterações

"De modo a facilitar a análise por parte dos utilizadores de informação estatística no domínio da Construção, a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) passa a disponibilizar uma série retrospetiva com informação da construção e habitação, a atualizar anualmente, que agrega todos os indicadores disponíveis deste setor e que pode ser acedida através no portal de estatísticas oficiais da DREM através da opção “Informação Geral” existente no domínio da área Económica – Construção e Habitação", informa.

Fechar Menu