Livro relata seis séculos da astronomia na Madeira
Secretários regionais com a tutela da Cultura e da Educação, Eduardo Jesus e Jorge Carvalho, estiveram no lançamento do livro "História da Astronomia na Madeira"
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estiveram presentes esta tarde no lançamento do livro “História da Astronomia na Madeira”, da autoria de Pedro Augusto, que relata o papel que a Região teve desde os primórdios do seu povoamento.
Na apresentação da obra pelo autor, que decorreu no auditório da Casa-Museu Frederico de Freitas, este fez um apanhado do que descobriu e conseguiu relatar no livro de 281 páginas, editado pela ‘Meridiano’.
Um verdadeiro documento histórico que reúne um conjunto de dados sobre os desenvolvimentos e obstáculos da actividade astronómica desenvolvida ao longo de seis séculos na Madeira, e contou com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.
Pedro Augusto é licenciado em Astronomia e doutorado em Radioastronomia pela Universidade de Manchester.
Esteve 14 anos na Universidade da Madeira, onde fundou um grupo de Astronomia, um Laboratório de Astronomia e Instrumentação, e publicou dezenas de artigos.
Actualmente é assessor na Faculdade da Medicina da Universidade do Porto.
Em Junho deste ano, o autor publicou um vídeo no Youtube, onde resume o que descobriu e publicou no livro, frisando que a maioria dos eventos narrados são de factos bem mais recentes, nomeadamente na segunda metade do Século XX, de 1950 à actualidade.
História da Astronomia na Madeira
Sinopse do livro: Em 1720, o padre Laval fez, no ‘Observatório Astronómico do Funchal’, as primeiras observações astronómicas em Portugal em contexto de obse...