Madeira

Raio atingiu solo da Camacha

Eram 22h42 quando os detectores do IPMA assinalaram o fenómeno

None

Ao longo da última noite e durante esta madrugada foram muitas as trovoadas que se fizeram sentir, na Madeira. Com a passagem da depressão 'Clement' já seriam expectáveis estes fenómenos meteorológicos, que contabilizam só nas últimas 24 horas um total de 11.612 descargas eléctricas positivas e 12.560 descargas eléctricas negativas no arquipélago.

Ora, pelas 22h42 de ontem - segundo os dados da rede de detectores de trovoadas do IPMA - registou-se um raio nuvem-solo, mais concretamente na Camacha, bem próximo do Caminho da Portadinha (549 metros de altitude). Este tipo de raio, que é o segundo mais comum, representa uma maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão.

Trovoada provoca pequenos cortes de energia em diversas localidades da Madeira

A trovoada e os relâmpagos causados pela depressão 'Clement' provocaram, esta noite, cortes no fornecimento de energia eléctrica em diversas localidades da Madeira. Há confirmação de apagões em zonas dos concelhos do Funchal, Machico, Santa Cruz, Ribeira Brava e Santana, mas na maior parte dos casos a energia voltou ao fim de poucos minutos.

Apesar do risco, não existem até ao momento indicações de que o raio tenha provocado estragos de maior, contudo, relatos de pessoas dão conta, sobretudo em Santa Cruz, de que os seus televisores desligaram ou avariaram. O raio também provocou cortes na iluminação pública.

Para além da Camacha, o IPMA também detectou outro raio nuvem-solo bem próximo da baía de Machico.

Chuva e trovoada marcam início de semana na Madeira

Passagem da depressão 'Clement' tem influência no boletim meteorológico da Região

Recorde-se que no final do mês de Julho, o IPMA investiu 319 mil euros na colocação de quatro detectores de trovoadas na Madeira (3) e Porto Santo.

Estes detectores transmitem em tempo real, através de circuitos dedicados com redundância, os dados registados para o sistema TLP (Total Lightning Processor) e sistema CATS (Computer Aided Thunderstorm Surveillance), para visualização e arquivo dos dados detectados e localizados pelo conjunto dos detectores referidos.

IPMA coloca online 'Rede de detectores de trovoadas no Arquipélago da Madeira’

IPMA investiu 319 mil euros na colocação de quatro detectores de trovoadas na Madeira (3) e Porto Santo

Fechar Menu