Madeira

Falha em servidor informático deixa médicos desesperados no SESARAM

A avaria impede o acesso a várias bases de dados e à visualização dos dados dos dontes

None

O SESARAM está sem sistema informático desde a manhã de hoje. Um problema que está a deixar os médicos desesperados, em particular quem está nas urgências. Uma das aflições, relatadas ao DIÁRIO, reside no facto de ninguém lhes dar qualquer informação e, por isso, não saberem durante quanto tempo têm de gerir a situação.

Na parte da manhã, solicitámos informações sobre o sucedido ao SESARAM, mas até agora nada nos foi esclarecido.

Entretanto, conseguimos saber que o problema reside num dos servidores, que sofreu uma avaria grave, que impede o acesso a várias bases de dados.

Para já, há recurso ao ‘velhinho’ papel. Quando funciona, é através do sistema informático que tudo tramita. Pedidos de exames, resultados, relatórios, receitas… tudo passa pela informática. A ausência de sistema causa transtornos de vulto aos profissionais. O caso das urgências, já referido, é um exemplo de um serviço que enfrenta uma situação muito difícil.

A existência de problemas informáticos é inevitável nos grandes sistemas. O problema do SEASRAM é que sérios condicionantes na infra-estrutura. Só a título de exemplo, o ar-condicionado não era suficiente para um bom arrefecimento das máquinas, situação resolvida há pouco tempo.

Há vários anos que é pedida uma renovação completa de servidores e condições de funcionamento, o que tarda, apesar de já haver decisão de aquisição.

Entretanto, a quebra no sistema é cada vez mais frequente e demorada.

Fechar Menu