Madeira

Empresa da Zona Franca da Madeira entra no capital da TVI

IBG integra a Biz Partners que comprou ontem 11,9% da Media Capital

None

A Biz Partners concretizou a compra de 11,9% da Media Capital, mas sem o grupo industrial Tensai na sua estrutura acionista, ao contrário do que tinha sido divulgado em setembro, segundo um comunicado ao mercado.

Na nota, enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa deu conta de que "correu hoje a 'Completion Date' prevista no 'share sale and purchase agreement' [acordo de compra e venda] outorgado com a Vertix, SGPS, S.A. e com a Promotora de Informaciones, S.A. no passado dia 04/09/2020 e, assim sendo, a Biz Partners, S.G.P.S., S.A. adquiriu à Vertix, SGPS, S.A., nesta data, 10.118.339 ações do capital social da sociedade Grupo Media Capital, S.G.P.S., S.A., correspondente a uma participação qualificada de 11,9725% no capital social e direitos de voto desta referida sociedade", lê-se na mesma nota.

O comunicado dá ainda conta de que a sociedade é agora dominada pela Hiper Go, com 33,4% que "tem como beneficiário efetivo Miguel Maria Bragança Cunha Osório Araújo". Segue-se a IBG -- International Business Group Portugal -- SGPS, S.A. (Zona Franca da Madeira), a Castro Group, com 16,7%, a Capitais Privados (16,4%), a Regimidia, de Tony Carreira, com 8,3% e, com igual participação, a Benecar.

No dia 17 de setembro, em comunicado à CMVM, esta sociedade tinha como principal acionista, com 25%, a Tensai Industria, que agora não aparece no grupo de acionistas da Biz Partners. De fora estão também as sociedades Pelican Score e Palpitevalor.

Triun também já é accionista da Media Capital 

O grupo Triun, de Paulo Gaspar, filho do presidente da Lusiaves, concretizou hoje a entrada como acionista da Media Capital, ao comprar 23% da empresa, mais 3% do que tinha sido anteriormente divulgado, anunciou a dona da TVI.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Media Capital refere que é imputado ao grupo Triun SGPS uma participação qualificada, em virtude de ter adquirido "um total de 19.437.996 de ações, representativas de 23%" da dona da TVI.

Em 11 de setembro, num comunicado à CMVM, tinha sido divulgado que o Triun iria comprar 20% da Media Capital, com 16,9 milhões de ações, de um acordo com a espanhola Prisa, que detém uma posição na Media Capital através Vertix.

"A participação qualificada é imputada à Triun em virtude de esta ter adquirido na presente data a referida participação através de acordos celebrados, no dia 03 de setembro de 2020 e 30 de outubro de 2020, com a Promotora de Informaciones (Prisa)", lê-se no documento hoje divulgado.

Em 04 de setembro, o grupo espanhol Prisa, que detém a Media Capital através da Vertix SGPS, anunciou a venda da totalidade (64,47%) da sua posição na dona da TVI a vários investidores, por 36,85 milhões de euros.

O grupo Triun junta-se, assim, ao empresário Mário Ferreira, dono da Douro Azul, que em 14 de maio comprou, através da Pluris Investments, 30,22% da Media Capital por 10,5 milhões de euros.

Na lista de investidores com acordo de compra de posição na Media Capital estão a apresentadora Cristina Ferreira, a Fitas e Essências, Pedro Abrunhosa, entre outros.

Prisa já concretizou a venda de 43,27% da Media Capital por 24,7 ME

A Prisa revelou ter concretizado a venda de 43,27% da Media Capital, através da Vertix, por 24,7 milhões de euros, segundo um comunicado enviado pela dona da TVI à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O grupo recordou o anúncio de dia 04 de setembro, em que anunciou a venda da totalidade da sua participação de 64,47% no grupo português de media, adiantando que já concretizou, com "uma pluralidade de investidores" a venda de 43,27% da Media Capital.

"O processo de execução das vendas restantes está a progredir e será comunicado ao mercado assim que for finalizado", referiu a empresa espanhola, na mesma nota.

Estas transações foram levadas a cabo "através da transferência de blocos independentes de ações por um total de 24,732,919.96 euros, de um total de 36,850,047.74 milhões de euros que a venda da totalidade da posição (64,47%) da Vertix na Media Capital irá gerar, o que implica um 'enterprise value' de 150 milhões de euros", lê-se no comunicado.

A Prisa acrescenta ainda que esta avaliação representa um prémio de 63% em relação à oferta que a Cofina lançou no ano passado sobre a Media Capital.

A Media Capital tem anunciado ao mercado a entrada de vários investidores, tendo relevado que o grupo Triun, de Paulo Gaspar, filho do presidente da Lusiaves, concretizou hoje a entrada como acionista, ao comprar 23% da empresa, mais 3% do que tinha sido anteriormente divulgado.

A Prisa iniciou o processo de desinvestimento na Media Capital e reduziu a sua posição de 94,69% para 64,47% na dona da TVI em 14 de maio último, quando o empresário Mário Ferreira comprou 30,22%, através da Pluris Investments, numa operação de 10,5 milhões de euros.

De acordo com as estimativas da empresa espanhola, esta transação terá como resultado uma perda contabilística nas contas individuais e consolidadas da Prisa de aproximadamente 48,5 milhões de euros.

Fechar Menu