Funchal com ambição para ser o centro da cultura europeia
Miguel Silva Gouveia salientou o papel da cultura em tempos de crise
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, marcou presença, esta tarde, no Teatro Municipal Baltazar Dias, para a inauguração da exposição “Blue Light” de Silvestre Pestana.
Na ocasião, salientou o papel da cultura em tempos de crise e a ambição do Funchal para ser o centro da cultura europeia.
O que estamos a fazer é a elevar a fasquia do Funchal e a levar para palco europeu o que de melhor se faz aqui na nossa cidade a nível cultural. Com mais este perfil claramente internacional associado a este projeto, com as suas raízes no Funchal e a noção das necessidades e oportunidades locais, reafirmamos a força da candidatura Funchal 2027 e a ambição de uma cidade ultraperiférica como a nossa em estar no centro de todo um continente Miguel Silva Gouveia, presidente da CMF
O autarca deixou, também, algumas palavras ao autor da exposição: “O Silvestre é um dos artistas que nos podemos orgulhar e é para nós um enorme gosto vê-lo regressar à terra que o viu nascer e poder contar com o seu trabalho aqui na nossa cidade. Esta é a primeira exposição individual de um artista de renome, internacionalmente premiado, e que nos dá a grande honra de associar-se ao Funchal na nossa candidatura a Capital Europeia.”
Miguel Silva Gouveia aproveitou a oportunidade para salientar o papel da ilha, no mundo cultural.
“Fomos nós na Madeira que abrimos a porta da Europa ao mundo. A cultura e o multiculturalismo que hoje se conhece, e do qual a Europa é exponente máximo a nível mundial, passou invariavelmente pela Madeira. Foi o Funchal que ajudou a dar novos caminhos à Europa e está na altura de mostrar ao mundo o talento que o Funchal tem e tudo o que podemos oferecer, demonstrando a todos o que aqui vivem que existe uma possibilidade de a partir daqui voltarmos a conquistar aquilo que queremos voltar a ser, a Capital Europeia da Cultura”, rematou o edil.