Madeira

Um laço azul para alertar para o cancro da próstata

None Ver Galeria

Os deputados madeirenses associaram-se, esta terça-feira, ao Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, que é o tipo de cancro mais frequente nos homens portugueses, numa campanha promovida pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Assembleia Legislativa da Madeira.

Em Portugal, por ano, são detetados cerca de 6.000 novos de cancro da próstata e mais de 1.500 mortes são provocadas por esta doença, tornando-se fundamental que todos os homens acima dos 50 anos façam exames regulares.

Problemas urinários, fluxo de urina fraco ou intermitente, sangue na urina e dor frequente na zona inferior das costas ou nas ancas são alguns dos sintomas mais comuns e perante os quais os homens devem consultar um médico. Geralmente, as fases iniciais do cancro não causam dor, por isso a importância de procurar um especialista sempre que alguns dos sintomas mais comuns se manifestem.

Adotar um estilo de vida saudável, uma alimentação cuidada, prática regular de exercício físico, evitar ter hábitos alcoólicos e tabágicos, é o ponto de partida para a prevenção de qualquer tipo de cancro.

Todos os anos, a 17 de novembro assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, mas a campanha, dirigida à comunidade em geral e aos homens em particular, decorre durante todo o mês.

O parlamento madeirense associou-se à causa ‘Novembro Azul’ e durante este mês mantém o edifício iluminado de azul para lembrar a importância da prevenção da doença, numa campanha que apela ainda à adoção de estilos de vida saudáveis.

Fechar Menu