5 Sentidos

Série "Os Eleitos" mostra a conquista do Espaço

None

A série "Os Eleitos", que se estreia esta sexta-feira na plataforma de 'streaming' Disney+, lança um novo olhar sobre os sete norte-americanos escolhidos em 1959 para serem os primeiros astronautas da agência espacial NASA.

"Eles aceitaram fazer algo sem perceberem que iam ter sobre os ombros o peso de um país inteiro", disse o ator Michael Trotter, que interpreta o astronauta Gus Grissom na nova série dramática, durante um encontro com jornalistas internacionais.

O grupo de astronautas, batizado como "Mercury 7", foi escolhido para o primeiro programa espacial tripulado da NASA, a ambiciosa agência criada durante o mandato do presidente Dwight Eisenhower para tentar vencer os soviéticos na corrida ao espaço.

"Se pensarmos nos anos 1960, nem sequer sabíamos o que ia acontecer", disse a atriz Shannon Lucio, que interpreta a mulher do astronauta Alan Shepard, Louise Shepard, no mesmo encontro. "Agora parece quase normal uma pessoa ir ao espaço, mas naquele tempo não fazíamos ideia do que aconteceria se alguém saísse da atmosfera [terrestre], se sobrevivia", lembrou.

O que empurrou os norte-americanos para o espaço, no final dos anos cinquenta do século XX, foi a guerra fria com a União Soviética e o seu avanço na corrida espacial.

"Há muito menos medo a impulsionar-nos para o espaço agora", afirmou James Lafferty, que interpreta o astronauta Scott Carpenter. "Uma das coisas mais fortes que nos empurrava em 1959 era a ideia de que a União Soviética ia chegar ao espaço antes de nós e ter a capacidade de nos infligir dor", explicou, referindo-se ao medo de que bombas nucleares fossem largadas do espaço.

É todo este contexto histórico que a série da National Geographic explora em oito episódios.

O argumento baseia-se no livro de 1979 publicado por Tom Wolfe com o mesmo título ("The Right Stuff", no original) e acena ao clássico filme de 1983, realizado por Philip Kaufman e com Ed Harris, Sam Shepard, Scott Glenn e Dennis Quaid nos papéis principais.

Patrick J. Adams, ator que dá vida ao astronauta John Glenn na série, disse que a perspetiva de encarnar um herói americano que tinha sido interpretado por Ed Harris no filme dos anos 1980 "foi aterradora".

"Aterrorizou-me e respondi a isso trabalhando o mais que pude para me informar sobre quem foi este homem e a inspiração que queria trazer para isto", afirmou, "e que versão desta história fazia sentido ser contada através de mim".

Adams disse que teve de "ignorar" o desempenho de Ed Harris para não se deixar atrapalhar por ele. "Este é um projeto completamente diferente".

De acordo com o 'showrunner' Mark Lafferty, os oito episódios da série permitiram "mergulhar muito a fundo" nas histórias destas pessoas que se tornaram mitos da corrida espacial, mais do que o livro e o filme tiveram espaço para fazer. "Percebi que havia muito da história ainda por contar", disse.

Parte dessa história é mostrada pelos olhos das esposas dos astronautas, que viviam limitadas ao papel das mulheres dos anos 1950, mas tiveram influência no curso dos acontecimentos.

"Penso que esta série faz um bom trabalho a explorar o facto de que estes homens só conseguiram ir e conquistar estes feitos por causa da estabilidade que tinham em casa", considerou a atriz Nora Zehetner, que interpreta Annie Glenn, mulher do astronauta John Glenn.

"É fácil olhar para estas mulheres nesta época e vê-las como vítimas da sociedade, e certamente esses aspetos existem", continuou. "Mas estas mulheres eram incrivelmente fortes e dominavam o seu pequeno pedaço de mundo e o papel que tinham nele de forma completa".

Zehetner lembrou que "as mulheres e as famílias do Mercury 7 foram as primeiras estrelas" da chamada 'reality TV', mas que, ao contrário do que acontece hoje, a prioridade era minimizar o drama e tudo o que não desse a ideia de vidas perfeitas.

"Não foi assim há tanto tempo", disse a atriz Shannon Lucio, que interpreta Louise Shepard, "e ver quantas limitações havia ao que as mulheres podiam fazer", por serem "do género errado" naquela época, "foi de partir o coração".

Trudy Cooper, a quem a atriz Eloise Mumford dá vida na série, também era piloto mas não podia aspirar a chegar ao mesmo patamar do marido, Gordon Cooper, que é interpretado na série por Colin O'Donoghue.

"Às vezes sinto que estamos a andar para trás agora, por isso é importante olhar para o passado e perceber quão longe chegámos", afirmou Mumford.

"Os Eleitos" será um exclusivo Disney+, com os episódios a serem lançados à sexta-feira.

Fechar Menu