Mundo

Aumenta para seis os mortos devido ao mau tempo na fronteira entre França e Itália

None

O número de mortos devido ao mau tempo na região fronteiriça entre França e Itália aumentou hoje para seis, continuando as autoridades francesas e italianas à procura de desaparecidos.

Aos dois falecidos registados no sábado, em Piemonte, Itália, somam-se agora três mortos em Liguria, dois deles encontrados nas cidades costeiras italianas Ventimiglia e Sanremo e outro encontrado nas margens do rio Roya.

Foi também encontrado hoje um corpo em território francês, de um pastor dado como desaparecido.

No sábado, tinham-se registado duas vítimas mortais em Itália - um bombeiro de 53 anos no Vale de Aosta e um homem de 36 anos cuja viatura havia caído no rio Sesia, na região transalpina de Piemonte.

Em Itália, há ainda uma pessoa que continua dada como desaparecida.

Hoje, as regiões de Piemonte e Liguria, no noroeste de Itália, pediram ao Governo para decretar o estado de emergência, devido às inundações que afetaram aquela região transalpina.

Apenas na região de Piemonte, estima-se que mais de 1.300 casas foram afetadas pela tempestade, havendo muitas localidades onde não há abastecimento de água ou luz.

Já em França, onde as autoridades têm hoje empenhados cerca de 1.000 bombeiros, quatro helicópteros e forças de exército, há oito desaparecidos devido à tempestade que afeta a região fronteiriça franco-italiana.

As subidas "excecionais" de água devido à tempestade causou grandes danos nas aldeias dos vales de Vésubie e de Roya, no interior do departamento francês dos Alpes Marítimos, cuja capital é Nice, havendo casas destruídas pelas inundações e outras em risco de desabamento.

A tempestade obrigou também ao corte de pontes e estradas, deixando aldeias completamente isoladas.

Segundo o presidente de Nice, Christian Estrosi, mais de 100 casas foram destruídas ou gravemente afetadas pela tempestade.

Fechar Menu