Artigos

Colocações na UMa

Fazemos votos para que todos os alunos da UMa tenham uma vida académica feliz

Quando projetámos o corrente ano escolar, tínhamos legítimas esperanças de que o número de estudantes colocados na Universidade da Madeira (UMa) fosse maior do que o do ano anterior.

No presente ano letivo, e comparativamente ao ano passado, só na 1ª fase de colocações do Concurso Nacional de Acesso (CNA), ocorreu um aumento de cerca de 18% (658 alunos), quando, no país, a média de crescimento foi de 15% e, no conjunto das universidades, de 12%. No que diz respeito aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), aumentámos o número de cursos oferecidos, de 9 para 13, e de candidatos, de 275 para 608, preenchendo todas as vagas disponibilizadas. Na 2ª fase do CNA ficaram colocados na UMa 117 estudantes, tendo sido efetivadas 98 inscrições. A UMa vai ainda disponibilizar na 3ª fase do CNA, que decorre entre 22 e 26 de outubro, 71 vagas.

Relativamente à 3ª fase, recomendamos que o estudante interessado num curso, independentemente do mesmo apresentar vagas ou não, submeta candidatura pois podem surgir vagas no decorrer do concurso pelo facto de estudantes, já matriculados, concorrerem para o seu curso de eleição, distinto daquele.

Esta subida substancial no número de colocações reflete positivamente a política de formação implementada na UMa e a cada vez maior aceitação que têm os nossos cursos, não só pela sua qualidade, como também pela forma como satisfazem as pretensões de todos os que os procuram. Houve, efetivamente, um enorme investimento, nestes últimos anos, na consolidação, estabilidade e aumento da oferta formativa, de modo a que responda, de forma adequada, à procura de cursos de ensino superior na Universidade da Madeira.

Complementarmente, a esta primeira circunstância há a referir o contexto da atual pandemia, que terá feito, nalguns casos, chamar a atenção das famílias e dos seus candidatos ao ensino superior para a UMa, considerando-a como uma excelente alternativa às instituições de ensino superior sediadas no continente português.

Fazemos votos para que todos os alunos da UMa tenham uma vida académica feliz e que atinjam os objetivos que traçaram para esta fase da sua vida. Também esperamos que interajam entre si e que, neste ano particularmente difícil, ultrapassem contingências e adquiram as competências e os conhecimentos que lhes serão muito úteis para o seu futuro pessoal e profissional.

Num semestre com particularidades difíceis decorrentes da doença COVID-19, apelamos a todos para o uso da máscara no interior e no exterior das instalações da UMa, e para os cuidados de desinfeção das mãos, da etiqueta respiratória, e do cumprimento do distanciamento social. A saúde de todos nós, das nossas famílias e de quem connosco vivencia depende de cada um dos nossos gestos.

Fechar Menu