Albuquerque propôs reunião na Madeira de âmbito europeu durante a presidência portuguesa do Conselho Europeu
Presidente do Governo fez desafio no último Conselho de Estado na presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
O presidente do Governo Regional quer que a Madeira acolha pelo menos uma reunião de âmbito político ou técnico durante a presidência portuguesa do Conselho Europeu, a vigorar no primeiro semestre do próximo ano.
Por entender que “também não é segredo o que se passa no Conselho de Estado” Miguel Albuquerque revelou, à margem da ‘inauguração’ de estrada em Câmara de Lobos, que sugeriu “à presidente da Comissão [Europeia] que era importante que se realizasse eventos na presidência da União Europeia, quer na Madeira, quer nos Açores”. O líder madeirense justifica o desafio como forma de consolidar “em termos globais, mundiais e europeus, a importância das ultra-periferias na afirmação da União Europeia enquanto poder mundial” ao lembrar que “as ultra-periferias não deixam de ser territórios da afirmação geo-política da própria União Europeia”. Sobretudo agora “com a saída do Reino Unido, é muito importante, por razões de afirmação da União Europeia no mundo, pespectivar e sobretudo sublinhar a importância que as regiões como a Madeira e os Açores e as outras ilhas têm na afirmação da própria União [Europeia] no mundo”, reforçou o líder madeirense.
A reunião de âmbito europeu no Funchal está agora dependente da vontade de Lisboa.
Fernando Rodrigues , 09 Outubro 2020 - 02:00
“Resta ao governo português tomar essa decisão” mas lembra que “houve uma boa receptividade por parte da presidente [Ursula von der Leyen] que percebeu imediatamente o que eu quis dizer”. Ao contrário por vezes de “uns fulanos no governo nacional que têm dificuldade em perceber o que é geo-política”, rematou.