70 milhões em 4 anos para dar mais força ao Porto Santo
Números avançados por Pedro Calado no decorrer das Jornadas Locais do Grupo Parlamentar do PSD
São contas do vice-presidente do Governo Regional da Madeira e dizem respeito a investimentos já realizados desde 2019 e previstos até 2023: 70 milhões de euros em investimentos no Porto Santo.
No arranque das Jornadas Locais do Grupo Parlamentar do PSD, Pedro Calado foi convidado a falar sobre os investimentos do Governo Regional no Porto Santo, tendo elencado o conjunto de obras, de projectos e de apoios, sociais e à economia, que estão a ser implementados e desenvolvidos na ilha.
Em comunicado, o PSD informa que, em termos do investimento público, o vice-presidente do Governo afirmou que "25 milhões correspondem à Secretaria do Equipamento e Infraestruturas e incluem obras como as da Escola Básica e Secundária, requalificação do centro de saúde, melhorias nas estradas".
Contudo, "houve também uma grande aposta nos recursos humanos e tecnológicos ao nível da saúde, com o aumento dos médicos, enfermeiros e novas especialidades e criação de novas unidades".
Na área ambiental, recordou, entre outros, "o projecto Porto Santo Sustentável, a substituição de toda a iluminação pública, que permitiu uma poupança de 50% no custo de electricidade e com melhor qualidade, o investimento de 8,5 milhões de euros na substituição de redes de água e saneamento básico".
Na
Economia, Pedro Calado referiu "o apoio de cerca de 800 mil euros às empresas,
através da linha INVEST RAM, além de 3,3 milhões de euros de apoios a projectos
de investimento e funcionamento, no âmbito do IDE.
Sem esquecer também os apoios aos desempregados, aos idosos, as isenções nas
rendas de habitação social e aos agregados que apresentam situação de carência
económica".
Ao nível da agricultura, o vice-presidente falou de "um investimento global na ordem dos 2,5 milhões de euros, que engloba caminhos agrícolas, apoios na aquisição de equipamentos de produção e incentivos aos produtos Marca Madeira".
As jornadas prosseguem no Porto Santo.