Recursos e Ética
“Em junho, o procurador-geral do Estado americano de Minnesota processou a ExxonMobil, entre outras empresas, acusando-a de promover uma “campanha fraudulenta” que deliberadamente tentou sabotar a ciência que comprova o aquecimento global.
A BBC mostra o que está por trás dessas acusações. E também como elas se assemelham à campanha promovida pela indústria tabagista para tentar, décadas atrás, esconder os malefícios do cigarro à saúde. Para entender o que está acontecendo hoje precisamos voltar quase 40 anos no tempo.” (BBC News Brasil, 24 Set)
“Arquivos do Departamento do Tesouro americano revelam que algumas das maiores instituições financeiras do mundo facilitaram por anos lavagem de dinheiro. Valor suspeito movimentado chega a 2 triliões de dólares.” (DW, 21 Set.)
“O nome de Bernie Madoff é reconhecido e vilificado em todo o mundo como o representante de uma era egoísta e vergonhosa. Mesmo em uma era de hipérboles, a história é inacreditável: um esquema de pirâmide financeira (também conhecido pelo nome de esquema Ponzi) de biliões de dólares que durou décadas, estendeu-se por todo o globo e atraiu algumas das pessoas mais ricas, sábias e respeitadas do mundo.
Milhares de pessoas comuns também foram pegas na rede de Madoff — e ficaram completamente arruinadas. “ (Exame, 27 Jul 2017)
“O escândalo de emissões de poluentes da Volkswagen, também conhecido por Dieselgate foi um grande escândalo que envolveu várias técnicas fraudulentas usadas pela Volkswagen, de 2009 a 2015, para reduzir as emissões de dióxido de carbono e óxido de nitrogênio de alguns dos seus motores a diesel e gasolina nos testes regulatórios de poluentes. A Volkswagen colocou este programa em cerca de onze milhões de carros em todo o mundo, e em meio milhão só nos Estados Unidos.”
(Wikipedia)
A investigadora portuguesa, Rosa Abrantes-Metz, radicada no EUA desde 1996, demonstrou cientificamente, em 2008, da situação anómala com a taxa Libor, o que daria, mais tarde, origem a uma investigação das autoridades e ao rebentar do escândalo Libor (a taxa interbancária fixada em Londres). (Expresso, 23 Mar. 2013)
A manipulação das taxas ocorreu entre 2005 e 2009 e envolveu vários bancos, como o Barclays, Société Générale, Crédit Agricole, Deutsche Bank e HSBC. (“Veja”, 19 Jul 2013)
Viriato Soromenho-Marques, professor universitário, em entrevista à Rádio Renascença, em 22 Maio, “sugeriu que uma das lições da atual crise é que temos de fazer um esforço na procura de “uma economia completamente diferente” e “advertiu que estamos perante “uma guerra pelo futuro, uma guerra pelos nossos filhos e netos”.
Ele deixou a interrogação: “será que é mais importante alimentarmos uma elite de super-ricos, que têm uma vida numa riqueza absolutamente pornográfica, obscena?”
E de entre o conjunto de perguntas, sobressai ainda uma outra: “será que não temos capacidade moral e ética para dizer basta?”
João Freitas