'Coroa do Ilhéu' por 65.500 euros
A obra de arte/ embarcação que está a ser construída no cimo do ilhéu pelo artista plástico Rigo 23 e pelo mestre calafate Bailinha, um investimento integrado nas comemorações dos 600 anos da Madeira e do Porto Santo, foi contratada por 65.500 euros. Este trabalho, uma escultura para permanecer no local público em jeito de homenagem ao ‘xavelha’, embarcação tradicional de Câmara de Lobos, e aos pescadores, tem como nome ‘Coroa do llhéu’. O contrato foi celebrado através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura no passado dia 30 de Setembro e agora publicado.
Esta embarcação tradicional e obra de arte contemporânea deverá estar concluída no dia 30 de Novembro, de acordo com o contrato assinado por Ricardo Gouveia, nome de baptismo de Rigo 23.
No passado sábado decorreu no local um evento para assinalar a conclusão do esqueleto da embarcação, uma construção com dez metros de altura e 20 de comprido que é particular ainda por ser “o primeiro barco a ser construído de raiz naquela vila este século”, destacou Rigo 23, na nota onde deu conta da cerimónia do passado dia 10.
Na ocasião esteve presente Banda Municipal de Câmara de Lobos, que preparou uma obra específica para a ocasião.
Esta embarcação/escultura começou a ser construída há vários meses. Vai fazer parte do local onde no final dos anos 40 foi erguido o bairro de pescadores, inaugurado em 1949, entretanto retirado para dar lugar ao jardim público.