Madeira

Projecto 'Life Dunas' visa proteger pessoas e bens

Projecto arrancou hoje, na Praia da Calheta, no Porto Santo

None

Arrancou hoje o projecto 'Life Dunas', na Praia da Calheta, no Porto Santo, que tem como principal objectivo a restauração de uma área substancial de cordão dunar degradado.

A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, disse que o Governo Regional está consciente de que o nível de mar está a subir, sendo necessário proteger as pessoas e os bens. 

O Governo Regional consciente de que o nível do mar irá subir a uma taxa ainda superior num futuro próximo, decidiu recuperar o cordão do mar, que funciona como protecção costeira, no sentido de proteger as pessoas e os bens

A recuperação incidirá numa área específica da praia e será avaliada a sua eficácia para que seja replicada noutras frentes da Praia do Porto Santo, e outras zonas da EU. Além disso, incidirá particularmente numa área específica da praia, aumentando a sua proteção e a integridade e valorização dos terrenos confinantes.

O acompanhamento e monitorização permanente, realizados por uma equipa de peritos, das diferentes técnicas aplicadas, avaliará a sua eficácia para a sua replicação noutras frentes costeiras da União Europeia, bem como noutras frentes de praia da ilha do Porto Santo.

De referir que o projecto 'Life Dunas' foi uma candidatura realizada no âmbito da estratégia do Governo Regional para o combate às alterações climáticas, face à elevada vulnerabilidade das regiões insulares.

Este é um projecto que visa o aumento da resiliência dos ecossistemas dunares e da praia. A intenção é assegurar, iniciando já em 2021, a reposição dum cordão dunar, num local onde este já é praticamente inexistente.

Fechar Menu