Turismo

Turistas muito satisfeitos pelos eventos da Madeira ao longo do ano

Depois de já terem sido feitos inquéritos de satisfação sobre a Festa da Flor e do Carnaval, mais cinco (Atlântico, do Vinho, Colombo, Natureza e Natal e Fim de Ano) revelam indicadores globalmente positivos

A Madeira tem um extenso calendário de eventos que, ainda tendo 'buracos' na agenda em Julho e Novembro, que merecerão atenção nos próximos anos por parte do Turismo, já garantem níveis de satisfação de quem visita a Região, sobretudo em férias. Numa escala de 1 a 7, a maioria dos eventos está acima com um grau de satisfação global acima dos 6 pontos, sendo que a Festa do Vinho é a que tem a classificação mais modesta (5,3) e o ‘novato’ Festival da Natureza aquele que mais agrada (6,5).

O trabalho sobre o Inquérito de Satisfação do turista aos cartazes de eventos da Madeira foi elaborado pelo Observatório do Turismo da Universidade da Madeira, estudo que recolheu opiniões nas alturas em que se realizaram os cinco agora apresentados, além de outros dois que anteriormente tinham sido realizados.

Esta manhã, no Espaço Infoarte da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, foi resumido o estudo pelo coordenador António Almeida, contando também com a presença da secretária regional Paula Cabaço.

Os inquéritos apontaram ao Festival do Atlântico, que recebeu pontuação global de satisfação de 5,9, à referida festa do Vinho, ao Festival Colombo (5,6), ao também já referido Festival da Natureza e ainda às festas de Natal e Fim de Ano, com 6,3 de satisfação. Os anteriores estudos, da Festa da Flor (6,2) e Festa de Carnaval (6,1), comprovam que, mediante estes inquéritos permite conhecer “o perfil do nosso cliente, o seu grau de satisfação relativamente à oferta que é disponibilizada, o seu conhecimento prévio acerca do calendário anual de animação e, naturalmente, o reconhecimento que é feito a cada cartaz”, resumiu Paula Cabaço.

A governante aproveitou para referir que com estes resultados será possível tomar as palavras em acções e, assim, “melhorar, continuamente, o nosso trabalho, adequar a nossa oferta, de modo a melhor corresponder ao que os nossos turistas esperam de nós e, acima de tudo, confirmar que estamos no caminho certo e para que continuemos a cumprir o nosso compromisso de requalificação e enriquecimento do calendário anual de animação turística da Madeira e do Porto Santo”, acrescentou.

Refira-se que o inquérito aborda ainda quanto gasta cada turista e em que áreas, as suas idades e o que mais apreciam em cada evento inquirido.

“Não obstante estes resultados e cientes da importância que os eventos assumem na procura pelo nosso destino, continuamos a investir, fortemente, na área da animação turística, quer do ponto de vista da integração de novas atrações, quer do reforço dos programas e da interação com o público ou, mesmo, através da aposta na descentralização da oferta”, adiantou Paula Cabaço aos jornalistas, referindo o que foi feito de novo por forma a que quem visita a Madeira e o Porto Santo como repetente nas mesmas alturas de outra(s) visita(s) possa ser surpeeendido.

Conclui, prometendo que não tendo sido possível este ano, para 2020 já está a ser preparado um evento para preencher o calendário em Julho, nomeadamente virado para a tradição da cana-de-açúcar. Sobre as novidades introduzidas este ano, “serão novamente aferidas através dos inquéritos a realizar este ano e que se esperam com resultado positivo, de modo a continuarmos a reforçar não só a qualidade dos nossos eventos como a satisfação dos nossos turistas, em crescendo desde 2016”, garantiu.