Como criar um negócio?
Passos para criar um negócio de sucesso
Hoje, pretendo explicar detalhadamente alguns passos que devem ser seguidos para a criação de um negócio virado para o sucesso. Um negócio que nasce de sonhos, de ideias, de vontades, de parcerias. Então, como ser empreendedor do nosso próprio negócio?
No último artigo, referi que o empreendedor deve possuir determinadas características que se resumem a um perfil de um verdadeiro homem de negócios. Infelizmente, abrem-se empresas, desenvolvem-se negócios, copia-se os outros, causam-se problemas, enfim, existe de tudo um pouco, mas não tenhamos dúvidas que muitos dos empresários que chegam ao mercado, têm um princípio: vontade de vencer! No entanto, só isto não chega...
É preciso muito mais para atingir o sucesso. É óbvio que é importante ter uma ideia de negócio inovadora, distinta de outras. Uma ideia que o mercado reconheça a sua mais-valia e que seja um incremento para o crescimento económico da empresa, região e país.
Recorde-se que não basta ter uma ideia para fazer um negócio igual a tantos outros. Abrir uma empresa ou começar um trabalho árduo é algo muito mais complexo do que aquilo que a maioria das pessoas imagina!
O momento de inspiração pode ser importante, mas está longe de ser o suficiente para gerir um negócio. Depois da ideia, deve reunir-se com os profissionais, os parceiros certos para que estes contribuam para o desenvolvimento da ideia e fazê-la crescer junto do mercado alvo.
Assim, proceder a uma análise ao mercado, verificar os pontos fracos e fortes, as oportunidades e as ameaças, os concorrentes ou ver a receptividade do mercado, são apenas alguns dos cuidados a ter, entre muitos outros.
O facto de muitas pessoas desistirem ao início da criação do próprio negócio, faz com que se chegue a uma conclusão bastante simples: nem todas as pessoas têm perfil para se tornarem empresários.
Costumo dizer que todos os negócios estão para todos, mas nem todos estão para os negócios. Ou seja, ao longo de praticamente 30 anos de trabalho, contabilista, formador, director financeiro, empresário das minhas empresas, confesso que já vi muitas coisas e digo-vos que empresários que se intitularam homens de negócios não são na verdade homens de negócios. São simples trabalhadores. Muitos não têm perfil, atitude, carácter e conhecimento real de como gerir negócios onde é necessário dar atenção a diversas variáveis, tais como os recursos humanos, financeiros, técnicos e tecnológicos, entre outros.
Muito dizem: “eu sou o DONO”, mas depois fracassam. Felizmente, encontramos boas referências de bons empresários no nosso mercado. Exemplos a seguir e, por regra, admiro-os e procuro seguir os seus ensinamentos.
Há ainda pessoas que podem ter muita vontade de ter mais rendimentos ou de controlar o seu próprio horário, mas esse querer pode não ser suficiente...
“É preciso ter vontade de vencer e saber dizer não a muitas coisas no seu dia-a-dia”, tal como explica o Miguel Gonçalves. Portanto, a disciplina deve ser o primeiro factor que deve analisar quando pensa em abrir a sua empresa. Fica aqui um conjunto de questões que deve tentar responder antes de arriscar abrir a sua própria empresa:
1. Consegue deitar-se e levantar-se a horas “normais” mesmo que alguém não o obrigue a isso?
2. É capaz de gerir o seu tempo de modo eficaz?
3. É produtivo?
4. Tem capacidade para estar sempre a aprender e a adaptar-se ao mercado?
5. É capaz de liderar por exemplo ou nos momentos difíceis é o primeiro a perder a motivação?
6. Exige o máximo de si todos os dias ou é inconstante?
7. Tem por norma, investir na qualidade do seu trabalho ou é daqueles que não gosta de gastar dinheiro no seu negócio?
Como pode ver pelas perguntas, um empresário não é uma pessoa qualquer, mas sim alguém com características um pouco diferentes da maioria das pessoas. Não é por acaso que há mais empregados do que patrões. Quem der uma olhada pela biografia do Steve Jobs (aconselho vivamente), verá que a vontade de aprender, o factor risco e o espírito combativo sempre estiveram presentes na vida deste génio.
A importância da motivação
Ora, um empresário precisa de ter várias características, mas existe uma que deve estar sempre presente: a motivação. Por mais talentoso que seja o investidor, sem este factor as probabilidades de ser uma pessoa de sucesso ficam claramente diminuídas. Por vezes, os empresários menos talentosos conseguem triunfar apenas devido à sua vontade de vencer e ao acreditar na sua ideia.
A primeira motivação que deve estar presente é a vontade de mudança face à sua situação actual. Muitas pessoas reclamam que querem mudar, que não estão satisfeitas no emprego ou que não fazem aquilo que amam. Mas a verdade é que quando chega o momento de provarem o contrário, pondo a sua ideia em prática, acabam por falhar por falta de atitude. Falar por falar é fácil, o problema é quando não existe motivação para passar das palavras aos actos.
Por todos estes motivos, antes de pensar sequer em colocar a sua ideia de negócio em prática, é importante fazer uma avaliação pessoal e tentar perceber se está preparado para este passo.
Este tema vai continuar a chamar a sua atenção nas nossas páginas, onde daremos mais algumas dicas importantes como se tronar um empresário de sucesso! Até breve!
Luís Freitas - Sociedade de Contabilidade e Gestão, Lda (Grupo Dupliconta)
Sede: Largo da Nossa Senhora da Conceição n.º 8,
9200 – 095 Machico
Tel.: 291 966 311
E-mail: [email protected]
Dupliconta
Sede: Caminho do Pilar, Conjunto Habitacional Pilar I, Bloco A, Lote 1, Fracção F
9000 – 136 Funchal
Tel.: 291 700 060 a 66 Fax: 291 784 617
E-mail: [email protected]