Sabe onde se escondem os micro-organismos? Podem deixá-lo doente!
A Seta Verde Higiene, Lda identifica os pontos críticos com germes em que toca todos os dias e como mantê-los longe
(Parte I - Cozinha)
Micro-organismo é uma denominação geral que inclui vírus, bactérias e fungos e eles estão em todo o lado! Felizmente, apenas 1% dos micro-organismos são capazes de provocar doenças, sendo denominados por patogéneos.
Existem alguns lugares óbvios que todos nós conhecemos e sabemos que são críticos na propagação e desenvolvimento de micro-organismos, como, por exemplo, a sanita e o balde do lixo. No entanto, há muitos locais, não tão óbvios, que reúnem condições ideais para o desenvolvimento e propagação microbiana, quer nas nossas casas como nos locais de trabalho.
A cozinha é uma divisão da casa que é especialmente propensa ao desenvolvimento de micro-organismos como a E. coli, Salmonella e outros que podem contaminar os nossos alimentos e provocar intoxicações alimentares.
Eis os pontos críticos mais frequentemente negligenciados:
· Ralo da pia:
É um verdadeiro íman para os micróbios! Todas as semanas deve retirar o filtro e desinfectar o ralo com uma solução de desinfectante e água. Deve, também, imergir o filtro nessa mesma solução durante 30 minutos antes de voltar a colocá-lo.
· Esponja da loiça:
Tem uma grande capacidade de retenção de água e é extremamente porosa, o que a torna ideal para o desenvolvimento microbiano, sendo que a lavagem com um detergente não é suficiente para eliminar os micro-organismos presentes. Para isso deve imergir a esponja numa solução de água com desinfectante durante 30 minutos ou molhar a esponja e colocá-la no micro-ondas, na potência máxima, por 2 minutos. Atenção! A esponja vai estar muito quente, por isso, deixe arrefecer durante alguns minutos antes de retirá-la do micro-ondas. Não se esqueça de trocar a esponja com frequência.
· Toalhas e panos de cozinha:
Na realidade são tão ou até mais perigosos que as esponjas, visto que estão em contacto com as várias superfícies e com as nossas mãos, podendo contaminar tudo aquilo com que entram em contacto. Troque os panos e toalhas duas vezes por semana e lave-os a 60ºC com detergente e sem amaciador.
· Micro-ondas:
Frequentemente este electrodoméstico fica sujo com restos de alimentos, destes modo é importante limpar os restos de alimentos sempre que necessário e higienizar com uma solução de desinfectante e água todas as semanas.
· Frigorífico:
Se pensa que o frigorífico é de baixo risco para a contaminação microbiana devido às baixas temperaturas, engana-se! Bactérias como a Listeria proliferam a temperaturas dos 4-10ºC, podendo provocar gastroenterites, sendo especialmente perigoso para crianças pequenas, idosos e doentes em geral, podendo causar abortos nas grávidas. Para evitar estas situações aconselhamos:
- Manter os alimentos crus separados dos alimentos cozinhados ou prontos a consumir;
- Limpar imediatamente qualquer derrame e sujidade, de preferência com papel de cozinha e uma solução de água com desinfectante;
- Semanalmente retirar os alimentos fora de prazo e utilize uma solução de água com desinfectante em todo o equipamento, quer por dentro como por fora, dando especial atenção às borrachas e puxadores ou manípulos, que são frequentemente esquecidos.
Implementar estes simples hábitos podem evitar grandes males! Recomendamos a lavagem frequente das mãos de modo a controlar a propagação de doenças infecciosas. Para mais informação, saiba mais aqui.
(Com continuação...)
A Seta Verde - Higiene, Lda possui uma oferta variada de produtos de limpeza profissionais da sua marca registada Biosoluções® e sistemas de higiene e limpeza, adequados a todas as tarefas de higiene e limpeza.
Contacte-nos para mais informações:
Telefone:+291 930 500
E-mail: [email protected]
Consulte www.setaverde.pt para conhecer os nossos produtos e serviços.
Boas Limpezas!