Produção regional de hortícolas e frutícolas na Madeira atingiu mais de 61 milhões de euros líquidos em 2018
A produção regional de hortícolas e frutícolas da Madeira movimentou, em 2018, “mais de 61 milhões de euros líquidos”, anunciou Miguel Albuquerque na abertura da 4.ª edição da ‘Expo Tropical’, certame que decorre no Cais 8 do Porto do Funchal até ao dia 28 deste mês, domingo.
“É um sector que está em crescimento, quer nas frutas, quer nas hortícolas, e agora os frutos tropicais, para além da banana, que como sabem atingimos 18 mil toneladas, 17 mil para exportação, com bom preço, estamos neste momento a exportar a anona, onde iniciamos o seu processamento através da Gesba, em Santana, e estamos a fazer o transporte por avião cargueiro. A nossa expectativa é exportarmos este ano cerca de 40 toneladas, pois há muita procura quer em Espanha, quer em Portugal continental”, explicou o chefe do executivo madeirense, referindo que através de projectos já aprovados no PRODERAM “a Madeira vai continuar a aumentar a produção”.
Miguel Albuquerque também destacou que no próximo ano a Região vai começar a exportar pêra abacate. “A nossa pêra tem uma qualidade excepcional e nem pode ser comparada com aquela que é produzida no continente e a nossa anona está a milhas e milhas de distância na sua qualidade e sabor da anona espanhola”, concluiu.