Candidata do PTP às Europeias alerta para elevado risco de pobreza na Região
A candidata do PTP-Madeira às Eleições Europeias, Elsa Mata, esteve hoje, junto ao Bairro da Ribeira Grande, no Funchal, para alertar para o elevado risco de pobreza na Região.
Segundo Elsa Mata, “a Região Autónoma da Madeira, tem a 2º maior taxa de risco de pobreza do país, com 27.4%, sendo ultrapassada apenas pelos Açores com cerca de 31.5%”. Os dados são do Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza.
“Os fundos comunitários não têm sido direccionados para aqueles que mais precisam, os pobres continuam pobres”, lamentou a candidata, acrescentando que, apesar de muitas empresas terem sido apoiadas ao longo dos anos com fundos comunitários, “isso não se traduziu em melhores condições salariais para os seus trabalhadores”.
“Na iniciativa privada há trabalhadores com 40 anos de serviço a auferir de salário pouco mais de 600 euros”, frisou Elsa Mata, que alerta assim para o empobrecimento da classe trabalhadora na Região, que tem perdido poder de compra ao longo dos anos.
“As famílias vão de calculadora para o supermercado, dadas as dificuldades financeiras e arrendar ou comprar casa é outra dor de cabeça”, disse.
A candidata ao Parlamento Europeu pelo PTP, defendeu ainda que o Governo Regional cumpra as directivas europeias para o combate à pobreza.