Consumo médio de água por hóspede/noite num hotel é de 345 litros
A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal repetiu a Campanha “We Care about Water”, lançada pela primeira vez em Março de 2018 por ocasião do Dia Mundial da Água.
Esta campanha tem dois objectivos: sensibilizar o hotel para o enorme impacto de uma promoção proactiva da eficiência no consumo de água e envolver os hóspedes na temática da sustentabilidade ambiental e preservação de recursos naturais, alertando-os para a necessidade de colaborar com o hotel no objetivo comum de uma utilização eficiente da água a bem da Comunidade, do País e do Ambiente.
A AHP desenvolveu um kit de comunicação virado para o hóspede com carácter informativo e medidas práticas que este pode aplicar durante a sua estadia.
Cristina Siza Vieira, da Associação da Hotelaria de Portugal, contextualiza refere que a AHP, através do Programa HOSPES - programa corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da Hotelaria portuguesa - tem feito um trabalho constante na promoção da sustentabilidade da Hotelaria e do Turismo.A campanha “We care about Water” inscreve-se precisamente nesse trabalho. "Quando foi lançada estávamos num período de seca extrema em algumas regiões do país, pelo que considerámos urgente sensibilizar tanto quem trabalha na hotelaria como quem dela usufrui, para uma utilização racional, hoje e sempre, deste recurso que como todos sabemos é um bem precioso e de que nem sempre nos lembramos que é finito.”, refere.
E acrescenta: “a nível internacional, o consumo médio de água por hóspede/noite num hotel é de 345 litros; mesmo num hotel muito eficiente e sustentável poderá chegar aos 160 litros. E falamos apenas de hotéis médios de cidade. Este consumo dispara substancialmente se pensarmos em resorts ou hotéis com SPA, piscinas, etc. Daí que a AHP considere que campanhas como esta devem acontecer in continuum, aproveitando mais ainda estas datas comemorativas para sinalizar estes compromissos.”
A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal é a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam cerca de 65% do número de quartos da hotelaria nacional. A AHP é uma instituição centenária que promove um conjunto de serviços indispensáveis às pequenas e médias empresas, centrando a sua ação no negócio e futuro dos seus associados e tornando-a, assim, de maior relevância no espaço associativo.