>
Madeira Patrocinado

Os bolores prejudicam a sua saúde - como eliminar?

A empresa Seta Verde Higiene Lda explica quais os cuidados a ter na limpeza para eliminar o bolor de vez!

None Ver Galeria

O aparecimento de bolor nas superfícies, especialmente nas paredes de casas-de-banho e cozinhas, é um problema comum que, para além de ser visualmente desagradável, é prejudicial à saúde! Mas antes de limpar o bolor da sua casa, perceba como se forma, de modo a que este não volte a aparecer, resolvendo a causa e eliminando o problema pela raiz.

O que são bolores?

Os bolores são seres multicelulares da família dos fungos. Estes organismos proliferam em locais húmidos, com pouco arejamento e com pouca luz e podem reproduzir-se formando esporos que por serem extremamente pequenos e leves podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e serem deslocados por grandes distâncias. Além disso, podem também ser transportados pelos animais quando os esporos se depositam no pêlo. Os esporos possuem múltiplas camadas, que os tornam resistentes a agentes químicos, como por exemplo desinfectantes e agentes físicos, como o calor e radiação. É por essa razão que os bolores reaparecem mesmo após o uso de produtos com agentes desinfectantes.

O bolor é um organismo muito adaptável e cresce em todas as superfícies onde a humidade se acumula, tendo especial apetência por locais onde se acumulam detritos, como juntas de silicone, cantos do tecto e juntas de azulejos, ou seja todos aqueles lugares difíceis de limpar e de difícil acesso. Uma limpeza metódica e aprofundada pode ajudar a eliminar os resíduos desses locais, evitando a propagação dos fungos.

A presença de cortinas de chuveiro e toalhas molhadas também ajudam a aumentar os níveis de humidade, criando condições propícias ao aparecimento de bolores. O nosso conselho é lavar e substituir frequentemente as cortinas do chuveiro e imediatamente após o seu uso remover as toalhas molhadas. É importante ter uma boa ventilação na casa-de-banho para reduzir o nível de humidade, evitando o aparecimento de bolores

Quais as causas?

Existem vários factores que beneficiam a proliferação de fungos e bolores, como níveis de humidade elevados, falta de ventilação e a falta de exposição solar. A humidade do ambiente não deve exceder os 55%, pois ao atingir este nível criará condensação no tecto, paredes e janelas, o que torna as condições ideais para o aparecimento dos bolores.

Ao limpar-se uma parede com o mesmo pano e água, tornamos a limpeza desadequada, pois acabamos por espalhar mais os bolores pela superfície em vez de os eliminar. Além do que já foi referido, é também importante analisar os materiais utilizados e, eventualmente falhas estruturais, como, por exemplo, fissuras na parede que podem beneficiar o aparecimento destes organismos. São considerados factores que promovem o aparecimento dos bolores a utilização de tintas desadequadas e existência de infiltrações resultantes de danos estruturais da canalização ou mesmo a falta de isolamento das paredes e tectos.

Qual o impacto?

O bolor prejudica a sua saúde, não sendo apenas uma questão estética. Neste sentido é fundamental eliminá-lo da sua vida, para o seu bem-estar e de todos os que habitam a sua casa, pois pode causar sérios problemas respiratórios, nomeadamente crises de asma, alergias respiratórias e infecções. Tenha em atenção que a baixa imunidade das crianças aumenta a probabilidade de desenvolverem problemas respiratórios. Por outro lado, quem já sofre de asma ou de outros problemas respiratórios pode agravar o diagnóstico. Além disso, sintomas como dores de cabeça, fadiga e fraqueza podem estar associados à presença de bolor.

A solução!

Antes da limpeza do bolor é importante analisar as causas do seu aparecimento e corrigi-las. Se estas falhas não forem eliminadas, o problema nunca estará resolvido. Também é muito importante escolher os produtos, procedimentos e materiais de limpeza mais adequados.

A solução passa principalmente pela prevenção, ou seja, a manutenção dos níveis de humidade através de uma ventilação adequada, o uso de tintas antifúngicas nas zonas mais susceptíveis e a devida manutenção das estruturas e revestimentos das paredes e mobiliário. A limpeza de áreas contaminadas deve ser realizada com uma solução de lixívia e água com uma escova de dureza adequada de modo a não danificar a superfície. Usando luvas, molhar a escova na solução de lixívia, a qual deve ser mais forte quanto maior for o nível de contaminação, e passar pela superfície com movimentos circulares, de cima para baixo. Recomendamos o uso de uma escova de dentes para esfregar as juntas e cantos. De seguida, passar um pano limpo humedecido com água para limpar a área em questão, voltando a passar o pano por água limpa sempre que necessário. Finalmente, enxaguar a superfície com água fresca, fornecendo a ventilação necessária para secar o mais rápido possível. Após este procedimento, a limpeza de manutenção deve ser feita com um multiusos desinfectante sem lixívia. A lixívia deve ser utilizada se o bolor recomeçar a aparecer. Esta alternância de biocidas irá reduzir a possibilidade de resistência e inibe a reincidência do bolor e até a sua eliminação.

Na Seta Verde Higiene, Lda estamos preparados para indicar-lhe, aconselhar e orientar para uma solução de higiene e limpeza que se adapte melhor à sua realidade.

Contacte-nos para mais informações:

Telefone:+291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte www.setaverde.pt para conhecer os nossos produtos e serviços.

Boas Limpezas!

Fechar Menu