Hotéis algarvios ainda com muito por implementar nas TIC
Os hotéis algarvios já incorporam tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sua atividade diária, mas ainda há "um longo caminho pela frente", afirmou hoje o responsável por um estudo encomendado pela Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve.
O estudo foi esta tarde apresentado na Região de Turismo do Algarve e destaca que 100% dos 50 hotéis inquiridos já têm presença 'on-line', 84% com página própria (a maioria em três línguas), e 98% permitem reservas 'on-line', representando 40% das vendas, sendo a incerteza quanto aos meios de pagamento e à fiabilidade do processo as principais dificuldades encontradas.
O responsável do estudo, João Soeiro, destacou que os empresários souberam olhar para "a mudança do mercado e dos clientes" com alguma atenção e perceberam "a importância da área da tecnologia que vai ser decisiva nos próximos anos".
Dos resultados do trabalho sobressaiu, também, a necessidade de "estar perto dos hoteleiros, de os orientar, dando o melhor apoio tático e estratégico", para que todos migrem de uma forma consistente para "acompanhar o futuro", destacou.
O estudo indica que as empresas estão "apenas a começar" e, por isso, não se encontraram grandes diferenças na utilização destas tecnologias entre, por exemplo, as unidades de diversas tipologias, sendo importante continuar a "acompanhar a utilização" destas tecnologias.
O presidente da associação, João do Adro, afirmou à Lusa que foi possível perceber a realidade da aplicação destas tecnologias no setor, para que "se possa melhorar o que já se faz", mas ressalvou ser preciso aprender a trabalhar em conjunto.
"Um dos problemas de Portugal é pensarmos que podemos trabalhar sozinhos. Qualquer hotel de média dimensão trabalha sozinho. É importante conhecer e comparar com o que está a fazer", declarou.
A intenção, agora, é divulgar os resultados, "não particularizando o que cada um faz", mas contribuindo para que cada um "possa aplicar e melhorar o seu negócio", afirmou.
As tecnologias são encaradas como mais-valias, sobretudo nas formas de vendas, de promoção do produto junto de outros segmentos de mercado e na atração de clientes diretos. Contudo, a maioria dos inquiridos investe menos de 5% das receitas nas TIC e os processos de decisão estão concentrados nas administrações ou gerência (90%).
Quase metade (42%) dos processos de implementação estão ainda numa fase de inicial e apenas 24% são considerados como amadurecidos, com uma implementação bem-sucedida, havendo quase 20% que nada fizeram por consideram que é desnecessário para o negócio.