Quando foi a última vez que lavou a sua alcatifa?
Existem vários métodos de limpeza de alcatifas e a Seta Verde Higiene, Lda explica-lhe brevemente as suas diferenças
A alcatifa é a peça de decoração que mais sujidade acumula, mantê-la limpa é um imperativo de modo a preservá-la e preservar a nossa saúde.
As carpetes retêm microrganismos, ácaros e outros que podem ser eliminados por aspiração, sendo recomendável reduzir ao máximo as condições do seu desenvolvimento.
Para proliferarem, os microrganismos necessitam de uma fonte de nutrientes, como a matéria orgânica contida no pó, temperatura entre 20-30ºC e humidade superior a 60%. Esta proliferação pode ser combatida aspirando e arejando a área regularmente. Estes gestos irão manter os níveis de humidade e matéria orgânica baixos, mantendo as condições inóspitas à proliferação microbiana, sendo também recomendado uma lavagem ou limpeza profunda das alcatifas.
Existem vários métodos de limpeza de alcatifas e a Seta Verde Higiene, Lda explica-lhe brevemente as suas diferenças.
Um dos métodos mais utilizados para limpeza de carpetes e alcatifas é o método de limpeza a seco. Neste método aconselhamos a utilização de um produto composto por micro-esponjas capazes de captar a sujidade existente nas fibras de carpetes ou alcatifas.
Este método consiste em aplicar o produto na alcatifa ou carpete e utilizar um batedor de alcatifas de modo a assegurar a penetração do produto, deixar o produto actuar cerca de 15 minutos e aspirar meticulosamente, de modo a remover todo o produto e consequentemente a sujidade.
Este procedimento é ideal para zonas com muito trânsito de pessoas, uma vez que não utiliza produtos húmidos, logo não necessita de tempo de secagem, mas caso a alcatifa apresente nódoas, devemos tratá-las previamente pois este método não as remove. Caso seja necessário remover manchas ou nódoas, aconselhamos o complemento deste método com o método de injecção/extracção nas zonas afectadas.
O método de limpeza de injecção/extracção é um método que consiste na aplicação de um detergente diluído com baixa formação de espuma, adequado para máquinas de injeção/extração. Aplica-se este produto na alcatifa com o auxílio do dispersor existente na máquina, que actua capturando as partículas de sujidade e ajudará na remoção de nódoas e manchas. Com a parte de extracção presente na máquina, remove-se o produto e água presentes, secando em parte a alcatifa. Este método tem como vantagem a remoção das manchas e nódoas presentes e, em caso de persistência, pode aplicar-se o produto mais concentrado directamente na nódoa e depois aplicar o método de injecção e extracção.
Existem outros métodos de limpeza de alcatifas com utilização de uma máquina rotativa com escova ou pad “Bonnet”.
Estes métodos têm como vantagem a sua facilidade, mas uma vez que utilizam produtos húmidos têm como desvantagem o tempo de secagem e o facto de que se não forem removidos apropriadamente podem deixar maus cheiros e manchas a médio prazo, os quais podem ser irreversíveis.
O FUTURO!
Tendo em conta a dificuldade em retirar determinados tipos de nódoas e o risco de danificar a peça, tornando-a obsoleta e obrigando a custos elevados para a sua substituição antecipada, o futuro é a prevenção! Já estão no mercado alguns produtos que contêm nano partículas. Estas formam uma camada invisível nos têxteis, alcatifas e estofos que impedem a penetração da sujidade nos mesmos e, por consequência, tornam a sua limpeza mais fácil, rápida e menos dispendiosa.
Na Seta Verde Higiene, Lda estamos preparados para indicar-lhe, aconselhar e orientar para uma solução que se adapta melhor à sua realidade.
Temos também disponíveis os produtos adequados aos vários métodos e vendemos ou alugamos os equipamentos necessários para a sua execução.
Contacte-nos para mais informações:
Telefone:+291 930 500
E-mail: [email protected]
Consulte www.setaverde.pt para conhecer os nossos produtos e serviços.
Boas Limpezas!