Mundo

UE pede diálogo entre EUA e Rússia para preservar tratado sobre armas nucleares

FOTO iStock
FOTO iStock

A União Europeia (UE) apelou hoje ao diálogo entre os Estados Unidos e a Rússia de modo a preservar o tratado sobre armas nucleares, do qual Washington anunciou querer retirar-se por alegadas violações de Moscovo.

“Os Estados Unidos e a Federação Russa devem prosseguir um diálogo construtivo para preservarem este tratado [sobre Forças Nucleares de Alcance Intermédio] e se assegurarem de que é posto em prática verificável e completamente”, disse hoje Maja Kocijancic, porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.

A porta-voz reiterou que o tratado contribuiu para o fim da Guerra Fria e da corrida nuclear, sendo “uma pedra angular da arquitectura da segurança europeia desde que entrou em vigor, há 30 anos”.

Falando na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia, Kociajnancic adiantou que, graças ao tratado, cerca de três mil ogivas nucleares e convencionais foram retiradas e destruídas de modo verificável”.

O executivo comunitário está a preparar uma declaração oficial sobre o tratado, assinado em 8 de Dezembro de 1987 pelos então presidentes soviético, Mikhail Gorbachev, e dos EUA, Ronald Reagan.

Os Estados Unidos vão retirar-se do tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermédio, anunciou no sábado o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”.