Já há datas e locais de estreia para exibir o filme ‘O Feiticeiro da Calheta’ rodado na Madeira
Já há datas e locais de estreia para a exibição do filme sobre o poeta popular madeirense João Gomes de Sousa, mais conhecido por ‘Feiticeiro da Calheta’, um personagem histórico, pobre e analfabeto, mas que se tornou numa figura muito popular, aspectos que aparecerão retratados nesta película.
A fita chama-se ‘O Feiticeiro da Calheta’, é uma obra de ficção baseada em factos históricos, tem realização de Luís Miguel Jardim e conta com as interpretações de Francisco Faria, João Augusto Abreu, entre outros, tendo tido a participação de mais de 400 pessoas dos mais diversos quadrantes.
O filme vai estar em exibição em Março e Abril, no Casino da Madeira, MUDAS, Centro Cultural John dos Passos e Fórum Machico.
Conforme já explicou o investigador Eugénio Perregil, responsável pela coordenação do livro ‘Feiticeiro da Calheta - Vida e Obra’, João Gomes de Sousa - o ‘Feiticeito da Calheta’ - nasceu na Calheta, zona oeste da Madeira, em 1895 e morreu em 1974. Foi sempre pobre e analfabeto, mas não era ignorante nem desprezado pela sociedade, antes pelo contrário, tornou-se um dos nomes maiores da poesia de cordel e da música popular madeirense e a sua presença nos arraiais juntava multidões.