Desporto

“Uma em quatro pessoas são fisicamente inactivas”

None

A nível europeu, “uma em quatro pessoas são fisicamente inactivas”. Uma preocupação que preocupa Duarte Oliveira, presidente da Associação da Madeira Desporto para Todos que disse que é “urgente” os cidadãos mudarem os seus hábitos de vida para travar o desenvolvimento de doenças, como diabetes, obesidade e cardiovasculares. Daí ter nascido a campanha regional ‘Move Now’ para “promover o desporto e a actividade física” que tem como ‘slogan’ ‘30 minutos de actividade física por dia, nem imagina o bem que lhe fazia’.

Trata-se de uma iniciativa que funcionará através de uma plataforma online (www.moveon.pt), também disponível em qualquer dispositivo móvel, que é constituída por um conjunto de meios e serviços digitais disponíveis e necessários à difusão e implementação das acções e actividades programadas.

Duarte Oliveira disse que o grande objectivo desta campanha, lançada esta tarde, é “conseguir mais cidadãos activos através do desporto e da actividade física até 2020”. O presidente da Associação da Madeira Desporto para Todos fez questão de dizer que a falta de tempo não pode ser usada como desculpa, até porque na plataforma, que está aberta a todas as pessoas individuais e colectivas, são dadas várias dicas de como praticar desporto, como 10 minutos de abdominais ao acordar e cinco minutos de alongamentos no trabalho.

Paralelamente, será desenvolvido o estudo do perfil do praticante que visa adequar o tipo de desporto praticado à sua condição física e às eventuais doenças que possa ser portador. Uma iniciativa que mereceu rasgados elogios por parte do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, que referiu a importância de praticar actividade física “em segurança”.

Refira-se que a ‘Move Now’ é coordenada pela Associação da Madeira de Desporto para Todos em parceria com a Direcção Regional de Juventude e Desporto, Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais e Escola Superior de Enfermagem São José Cluny.