Turismo do Centro quer urgentemente mudar ideia de que destino foi todo atingido
O presidente do Turismo do Centro de Portugal considera urgente mudar a percepção de que o destino foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para o usufruto turístico.
Num encontro com jornalistas à margem do 43.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre em Macau, no qual a directora de área de feiras da FIL e responsável pela BTL, Fátima Vila Maior, anunciou que o Centro será o "destino convidado" da feira em 2018, Pedro Machado garantiu que tem sido prioritário trabalhar "para mudarmos a percepção de que o destino não deixou de reunir as condições para receber todos os turistas, nacionais e estrangeiros e, portanto, queremos aproveitar muito essa mediatização que vai ocorrer por ocasião da BTL de 2018 e dizer ao mercado nacional, em primeira instância, que o Centro de Portugal foi, de facto, atingido, mas continua com infraestruturas, com equipamento, com oferta, com produto, com marcas que podem e devem continuar a ser promovidos e que estão em perfeitas condições para poderem continuar a afirmar-se como um destino turístico".
O presidente do Turismo do Centro de Portugal lembrou a importância que é para qualquer região, e neste caso para o Centro em particular, a presença na BTL.
"Todos temos a preocupação de preparar anualmente a nossa presença, é a maior montra e o maior evento que se faz de promoção enquanto feira a nível nacional e, portanto, é importante para qualquer destino a presença na BTL", considerou.
Pedro Machado falou da aposta na diferenciação na qual vêm a trabalhar há alguns anos e que considerou ser "por um lado, a marca, a diversidade, aquilo que diz respeito ao conjunto da oferta integrada do Centro de Portugal que não se confina a um ou dois produtos turísticos mais maduros, mas uma verdadeira panóplia de produtos turísticos que permitem chegar a vários públicos e a vários mercados em simultâneo".
Afirmações com as quais Fátima Vila Maior concordou, já que quando fez o anúncio para a BTL afirmou considerarem que o Centro de Portugal é um destino que "tem uma oferta enorme e muito diversificada".
"Em 2018, o 'destino convidado' da BTL vai ser o Centro de Portugal. Achamos que há um conjunto de situações, que estão criadas este ano, para que no próximo ano faça todo o sentido que a escolha tenha recaído sobre este destino", acrescentou.
"Numa primeira análise, infelizmente pelos desastres ambientais que ocorreram e, portanto, é um destino que tem que ter uma capacidade muito grande de se renovar e nós acreditamos que sim. Já foram dadas algumas provas, contudo, achamos que houve um grande mediatismo, e nós BTL queremos que esse mediatismo não fique só pelos meses a seguir, mas que de alguma forma seja transportado para o ano 2018", disse também, justificando a escolha.