Turismo

Turismo em Portugal deve continuar a crescer

A procura turística por Portugal deve continuar a crescer este ano e todos os sinais de evolução para o setor são positivos, segundo o Índice de Confiança do Barómetro de Turismo, do IPDT - Turismo de Portugal.

O ano de 2016 será muito positivo para o turismo nacional, no que diz respeito a todos os principais índices: número de turistas, número de dormidas, receitas e gastos por cada viajante, de acordo com o Barómetro de Turismo, do IPDT - Turismo de Portugal, que será apresentado na quarta-feira, durante o Fórum Internacional de Turismo, em Espinho.

Por estes valores, o Índice de Confiança deste Barómetro permite concluir que 2016 voltará a registar recordes para o setor do turismo, que já tem vindo a revelar tendências de crescimento ao longo dos últimos anos.

Quando compara com 2015, o Barómetro permite ainda antecipar que a perspetiva de evolução do turismo português é particularmente auspiciosa junto de potenciais turistas do Reino Unido, Espanha, França e Alemanha, onde o painel de inquiridos expressa a sua confiança em que 2016 seja um ano melhor que o anterior.

O Índice de Confiança é um trabalho desenvolvido pelo IPDT, em cima dos resultados do Barómetro do Turismo, um projeto lançado em 2006 e que já ultrapassa as 50 edições.

Para o presidente do IPDT, Jorge Costa, "esta ferramenta, ao ser cruzada com os resultados oficiais do turismo nacional, demonstra a sua fiabilidade e a possibilidade de fazermos previsões e traçarmos tendência através dos resultados do Barómetro".

Nas respostas dos inquiridos no painel do Barómetro - composto por profissionais e responsáveis de organizações do setor - verifica-se que cerca de 70% responderam que esperam um comportamento melhor do turismo nacional, no que diz respeito ao número de turistas e número de dormidas, bem com às receitas angariadas pelos operadores.

No mesmo Barómetro, e sobre o gasto por cada turista em Portugal, cerca de 40% dizem que o comportamento do setor será melhor e cerca de 50% dizem que o panorama não deve sofrer alteração em comparação com 2015.

Na leitura de Jorge Costa, "as previsões para 2016 apontam para mais um excelente ano para o turismo nacional, pelo que a discussão no Fórum será centrada no que fazer para potenciarmos esta fase positiva que estamos a viver".

O Fórum Internacional de Turismo vai debater o estado atual do turismo nacional, bem como as tendências de evolução deste setor estratégico para Portugal, onde se têm verificado resultados de comportamento de negócio muito positivos.

Nesta conferência, o IPDT - Turismo de Portugal apresenta ainda o anuário "Tourism Trends Review", que comemora a sua décima edição, dedicado à investigação e disseminação de tendências.

Na abertura, o Fórum conta com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e será encerrado pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, ao lado do vice-presidente da Câmara de Espinho, José Guilherme Aguiar, e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Emídio Gomes.