Madeira promove-se no 42.º Congresso da APVT
Há mais Madeira do que é habitual nos congressos da APAVT. Em parte porque a Região é 'destino preferido 2016' da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, programa que aliás está a terminar e que foi bem sucedido. Mas não só.
Entre os mais de 650 inscritos no congresso de Aveiro contam-se perto de duas dezenas de madeirenses, o que denota maior interesse por parte dos profissionais do sector público e dos privados que vivem da indústria do Turismo. Casos do secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do director executivo da AP Madeira, Roberto Santa Clara, da presidente da APRAM, Alexandra Mendonça, do representante da ACIF, Sérgio Gonçalves, dos administradores do grupo PortoBay, António e Bernardo Trindade, da eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar, do deputado do PSD à Assembleia da República, Paulo Neves e do delegado da APAVT na Madeira, Gabriel Gonçalves, entre outros como João Welsh que também tem negócios no sector.
Entre os oradores que na tarde de hoje vão usar da palavra há representatividade assegurada. O congresso termina com a abordagem das “Opções estratégicas e factores de competitividade” para o país, com intervenções dos madeirenses Eduardo Jesus e António Trindade, bem como de Pedro Machado (Turismo Centro Portugal) e Frederic Frère (Travelstrore).
Há ainda maior visibilidade à Região no evento, pois para além de ter um espaço próprio no 'trade show', coube à equipa da promoção da Madeira 'vestir' as cadeiras da sala do congresso, como ter exclusividade na distribuição de brochuras e de outros motivos promocionais dentro do mesmo espaço.
A conjugação de atitudes e posturas reforça o posicionamento do destino num mercado nem sempre fácil de captar, mas que fecha o ano em alta. O 'Madeira destino preferido' rendeu à hotelaria regional um crescimento no mercado nacional de cerca de 15%, quer em dormidas, quer em receitas. No arranque do 42.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo pelo presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, admitiu mesmo que “provavelmente, nunca nenhum destino desenvolveu tão bem este programa, como a Madeira, ao longo de 2016”.
O director executivo da AP Madeira, Roberto Santa Clara, garantiu ao DIÁRIO que para além de ser "um grande amigo da Madeira", Pedro Costa Ferreira é um profissional com quem dá gosto de trabalhar, tendo feito questão de gardecer o elogio público feito quinta-feira.