Governo reforça em 25% investimento na promoção do turismo em Espanha
O Governo vai reforçar em 25% o investimento na promoção do destino Portugal junto do mercado dos turistas espanhóis, que quando visitam o país ficam em média apenas dois dias, anunciou hoje a tutela.
Em visita à Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, considerou que "o mercado espanhol é importantíssimo para Portugal".
"É o segundo para o destino Portugal e tem tido crescimentos significativos: em 2015 cresceu cerca de 15% em número de turistas, 10% em dormidas e 12% em receitas", salientou a responsável.
Ainda assim, apesar do crescimento, Espanha "ainda é um mercado [em que os turistas espanhóis] passam pouco tempo em Portugal".
"Ficam em média dois dias, o que é pouco. Hoje viemos aqui precisamente para convidar os espanhóis a passar férias em Portugal e não estarem só dois dias. Queremos mostrar-lhes que Portugal tem tanto para oferecer que dois dias é muito pouco", disse Ana Mendes Godinho no 'stand' do Turismo de Portugal na FITUR.
Por isso mesmo, o Governo vai "reforçar o investimento na promoção [em Espanha] em 25%".
"Vamos cada vez mais tentar mostrar e convencer os espanhóis de que Portugal é a melhor escolha para férias", disse Ana Mendes Godinho, escusando-se a adiantar os valores globais desta nova aposta.
A secretária de Estado explicou que "cerca de 73% dos espanhóis passam as suas férias em Espanha", o que constitui por si só "uma oportunidade enorme para lhes explicar que, numa relação tão próxima, têm a possibilidade de descobrir um país diferente, inovador, com atrativos que desconhecem e com um património que se encontra quase ao virar da esquina".
Sobre a forma de promover o destino Portugal, Ana Mendes Godinho afirmou que a tutela vai "continuar a apostar muito na promoção digital", mas ressalvou que também vai optar por "campanhas com operadores".
"E vamos continuar a convidar e a ter jornalistas em Portugal para mostrar o que temos para oferecer", disse a governante.
Na concorrência com Espanha, que tem destinos mais baratos, "Portugal quer posicionar-se não pelo preço, mas claramente pela qualidade do nosso destino".
"Pela inovação que a nossa oferta conseguiu ganhar e conquistar no mercado, pela cultura, pela animação e por um conjunto de fatores diferenciadores dos tradicionais. O nosso combate aqui não é pelo preço, mas pela qualidade da oferta", realçou.
Questionada sobre a expectativa do setor sobre o Orçamento do Estado para 2016, a secretária de Estado ressalvou que a tutela ainda está a trabalhar no documento, mas revelou que "pensa manter o orçamento que tem na promoção".