Turismo

Surf, Arte e Inovação dominam o stand português na FITUR

O Turismo de Portugal apresenta-se na Feira Internacional de Turismo de Madrid deste ano com um conceito que junta o surf, a arte e a tecnologia, usando exemplos de entidades que já escolheram Portugal para cativar o mercado espanhol.

Na FITUR 2016 - que arranca quarta-feira e se prolonga até 24 de janeiro - o conceito criativo do "stand" de Portugal gira em torno do tema "Elegir" (Escolher).

"Sabemos que a opção por um destino tem a ver com a escolha de uma pessoa. Vamos por isso dar razões para que as pessoas possam escolher Portugal. O que fazemos é destacar os eventos ou iniciativas que escolheram Portugal - como o Web Summit, a ARCO ou a Monocle", disse à agência Lusa o administrador do Turismo de Portugal Luís Matoso.

O Turismo de Portugal - que se apresenta este ano num dos maiores stands, com 751 metros quadrados - quer, assim, insistir na ideia de que "se essas entidades escolheram Portugal, então o país é um bom destino turístico".

A organização da Web Summit - uma das mais importantes conferências anuais de tecnologia, empreendedorismo e inovação - escolheu Portugal como o primeiro anfitrião internacional (o evento nasceu na Irlanda) em 2016 e 2017. Já a ARCO Madrid (Feira de Arte Contemporânea) decidiu escolher Lisboa como primeiro destino da sua internacionalização, realizando em maio a ARCO Lisboa.

No entanto, apesar dos "exemplos de quem já escolheu Portugal" - incluindo a revista internacional Monocle - o surf continuará a ser um ponto de atração e, como diz Luís Matoso, "de alavancagem da comunicação".

"O surf é sempre uma referência na qual está alavancada a nossa comunicação nacional, por isso vamos fazer um "live-streaming" à Nazaré, para que as pessoas possam ver em tempo real as famosas ondas, o famoso 'Canhão da Nazaré'", salientou.

Assim, o stand de Portugal terá "um espaço com pranchas de surf e uns óculos (de realidade virtual) para que as pessoas possam ver em 360 graus essas imagens captadas em tempo real".

"Achamos que essa ativação vai ser uma das coisas mais faladas, uma experiência que vamos proporcionar às pessoas e que possa ser a alavancagem da comunicação do próprio stand", referiu.

O surf, explicou Luís Matoso, pode "continuar no centro" da comunicação, mas o objetivo na FITUR "não é trazer surfistas".

"Esta linha do surf tem-nos posicionado para um alvo mais jovem, mais descontraído e isso tem sido evidente nos novos turistas espanhóis que têm vindo a Portugal. Tem havido uma tendência crescente que resulta desta abordagem de sair dos conceitos estereotipados que tínhamos anteriormente", declarou o administrador.

O espaço de Portugal na FITUR - que na quarta-feira receberá a visita da nova secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho - incluirá ainda espaços de sete regiões (turísticas) e de 44 empresas.

"A grande adesão das empresas - como já se esperava - resulta de a feira de Espanha, a FITUR, ser importantíssima para o nosso mercado", disse Luís Matoso, considerando de "primordial importância" o mercado emissor espanhol.

Por outro lado, afirmou, ainda tem potencial para crescer.

"O mercado espanhol tem vindo a crescer, mas achamos que ainda está muito aquém daquilo que podem ser as reais possibilidades como mercado para nós", concluiu.