easyJet introduz tecnologia de ponta para eliminar atrasos técnicos e tornar a viagem mais fácil e simples
A easyJey, a maior rede europeia de transportes aéreos, anunciou durante o evento pan-Europeu em Milão Malpensa, a segunda maior base da companhia atrás de Londres Gatwick, que completou com sucesso as inspeções automáticas a um avião com recurso a drones. Os testes provam que drones pré-programados podem ajudar a reduzir o número de horas que um avião se encontra fora de serviço após determinados acontecimentos, como tempestades, quando comparando com inspeções manuais. A easyJet pretende incorporar os drones nas bases de engenharia na Europa em apenas 12 meses.
A companhia anuncia também que está a testar a utilização da impressão em 3D para a substituição de partes da cabine, como braços dos assentos, que acelera o processo de troca e reduz o espaço de armazenamento. A impressão a 3D fará parte da próxima geração de motores que a easyJet encomendou. O motor LEAP tem partes impressas a 3D, incluindo bocais de combustível, pás de hélice com filtro de carbono e compósitos de matriz cerâmica.
Em colaboração com a Airbus, a easyJet irá estudar uma solução para a manutenção de prognósticos, incluindo serviços e soluções eletrónicas, que podem receber informações dos sistemas do avião em tempo real através do sistema de mensagens ACARS. Esta informação é analisada, com previsões de falhas enviadas às equipas de operações da companhia que podem utilizá-las na solução de problemas técnicos assim que o avião aterra ou agendar trabalhos de reparação nas manutenções periódicas. Esta colaboração vem ao encontro do nosso objetivo de eliminar atrasos técnicos. Já reduziram os atrasos de 10 em cada 1000 aviões em movimento, para 6 em cada 1000 aviões em movimento nos últimos cinco anos.
A par destas importantes inovações, a easyJet também tem alcançado novidades digitais criadas para facilitar as viagens dos passageiros, incluindo a nova app para o iPhone e para o Apple Watch.
Carolyn McCall, CEO da easyJet, comentou estes grandes avanços tecnológicos:
“O aeroporto de Malpensa em Milão é a nossa maior base fora do Reino Unido e Itália é um país chave na estratégia da easyJet. Milão está no centro das atenções, agora que abriu as portas à Exposição Universal, EXPO Milan 2015 – em que a tecnologia é um dos temas principais. É por isso que pensamos ser o local perfeito para falar do trabalho contínuo e líder da easyJet em incorporar inovações digitais no setor da aviação.”
“A easyJet sempre foi pioneira. Revolucionámos a forma de viajar na Europa ao permitir que as pessoas voassem para mais destinos e de forma mais acessível que nunca. Desde o nosso nascimento, há quase 20 anos, que temos inovado com vendas online e, mais recentemente, ao introduzir lugares marcados.”
“No ano passado apresentámos uma gama de novas e emergentes tecnologias que pretendemos aplicar no setor da aviação pela primeira vez para ajudar a gerir a nossa frota de aviões de forma mais eficaz, eficiente e com maior segurança. Algumas destas tecnologias já estão implementadas nas nossas operações diárias, incluindo a movimentação da nossa frota com cockpits sem papel, utilizando apps para ajudar a simplificar os processos como a gestão de mudança de hélices após a colisão com aves e uma app para os nossos operadores de centro de controlo, para ajudar engenheiros e tripulação a resolver problemas técnicos em aviões da easyJet na rede da companhia.”
“Desde então que continuamos a procurar novas e originais inovações para ajudar a gerir a nossa operação de forma mais fácil, garantindo que os passageiros chegam ao seu destino a horas e em segurança.”
“Conseguimos grandes progressos no nosso trabalho com a tecnologia drone, tendo testado com sucesso as inspeções automáticas de um dos nossos aviões com um drone, e acordámos uma nova colaboração com a Airbus para uma nova ferramenta de prognóstico em voo. Ambas apoiam os nossos objetivos em eliminar atrasos técnicos.”
“Todo este trabalho tem como objetivo aumentar a confiança nos nossos aviões melhorando, consequentemente, a experiência dos nossos passageiros. Também temos vindo a investir em inovações digitais, incluindo uma nova app para iPhone, ou a app personalizada para o Apple Watch e a nova ferramenta digital de autogestão, permitindo que os passageiros consigam marcar alojamento e voos em casos de alterações de voo.”
Ian Davies, Chefe de Engenharia da easyJet, comentou:
“A utilização destas tecnologias emergentes liberta as nossas equipas digitais e de engenharia, permitindo que se dediquem a tarefas mais específicas, mantendo os nossos custos baixos o que, por sua vez, permite que os nossos preços se mantenham acessíveis. Ajuda a minimizar atrasos e garante que mantenhamos a nossa pontualidade líder na indústria. A segurança é a nossa prioridade e, por isso, estas novas tecnologias serão colocadas em prática pelas nossas experientes equipas de engenharia e tripulação para garantir que o nosso recorde mundial de segurança é mantido.”