Turismo ajuda Funchal a ser 10.º melhor
O Funchal subiu sete lugares no ranking nacional elaborado pela consultora Bloom Consulting, colocando pela primeira vez o município madeirense a fechar o top 10.
No ‘Portugal City Brand Ranking’ de 2015, o Funchal é mesmo a segunda cidade a visitar, a mesma posição que ocupou em 2014, depois de Lisboa, que volta a ser também a melhor cidade portuguesa para viver e fazer negócios.
O crescimento da região de Lisboa contrasta com a desaceleração da Madeira nos negócios enquanto que no Turismo, a Região perde para o Algarve, factores focados neste estudo que mede a atractividade dos 308 municípios portugueses, feito pelo segundo ano consecutivo. Na classificação geral, a capital portuguesa é seguida por Porto e Braga, com o topo da lista a coincidir com os três grandes pólos urbanos portugueses.
No indicador que mede a qualidade de vida, o Funchal perde três lugares na tabela nacional passando de 25.º para 28.º. Em contrapartida passa de 29.º para 22.º nos negócios.
O Funchal é o líder na Madeira em todas as categorias de análise. De todas as variáveis em estudo, só é ultrapassado pelo 2.º classificado (Santa Cruz) numa categoria: redes sociais. Santa Cruz e Porto Santo fecham o pódio de uma região cujo sucesso se define essencialmente nas estatísticas e nas pesquisas on-line na categoria de Turismo. O Funchal também se destaca por ser o 4º município português com maior volume de pesquisas, sendo apenas superado pelos grandes pólos urbanos portugueses, Lisboa e Porto e por Albufeira.
A única alteração no ranking da Região encontra-se na subida de Ponta do Sol ao 7.º lugar, relegando o município da Calheta para a 8.ª posição, apesar da boa prestação deste município na categoria de Turismo.
No top 25 nacional verifica-se um claro domínio por parte de municípios das regiões Norte e Lisboa, com sete representantes, seguindo-se o Centro com cinco e o Algarve com quatro municípios presentes. A Madeira é representada pelo Funchal enquanto os Açores continua a não constar nos lugares cimeiros do ranking.
3,7% - das 51 milhões de pesquisas on-line versaram sobre os municípios da Madeira. Lisboa foi líder com 33,7%.
7,1% - recorreram ao e-mail para aceder a informação on-line sobre municípios. O Facebook foi plataforma usada por 2,7% de utilizadores e o Twitter por 2,9%
10 - lugares perdeu o Porto Santo na tabela nacional de municípios a visitar. Em 2014 ocuopava a 15.ª posição. Este ano, fecha o top 25. Os municípios algarvios dominam 5 dos 10 primeiros lugares desteranking.
232 - em 308 é o lugar ocupado pelo Porto Moniz, município que só não é o último na Região na categoria a a visitar. Lajes das Flores, nos Açores, é o concelho que fecha a tabela nacional.