Projectos na área do Turismo e Recursos Endógenos com nova oportunidade
Durante as dez edições da Call 2247 empreendedores registaram-se no site da Portugal Ventures, resultando na apresentação de candidaturas de 730 projectos
Encontra-se aberto o pré-registo para a 11.ª Call for Entrepreneurship da Portugal Ventures. A fase de candidaturas decorre até 28 de Maio, sendo elegíveis para investimento projectos na área do Turismo e Recursos Endógenos, bem como nas áreas Tecnologias de Informação e de Comunicação, Eletrónica & WEB, Ciências da Vida, Nanotecnologia e Materiais.
Os projectos seleccionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais de fundos do mesmo. Na preparação e qualificação dos projetos, os empreendedores poderão beneficiar do apoio e orientação de uma das entidades da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network), potenciando a aptidão dos mesmos para o investimento de capital de risco.
Os projetos candidatos à Call serão avaliados com a intervenção de painéis de avaliação, divididos por indústrias, compostos por peritos empresariais, nacionais e internacionais, bem como pelos investidores da Ignition Capital Network, business angels e outras capitais de risco, que poderão vir a co-investir com a Portugal Ventures nos projetos.
Durante as 10 edições da Call, mais de 2.240 empreendedores registaram-se no site da Portugal Ventures, tendo sido apresentadas candidaturas para 730 projetos. Até ao momento, mais de 45 start-ups contaram com investimento da Portugal Ventures, na ambição de se tornarem empresas de excelência a nível global.
Para a geração desta dinâmica foi determinante o apoio e o envolvimento da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network), composta por mais 45 entidades nacionais do ecossistema de empreendedorismo de base científica e tecnológica.
A Call For Entrepreneurship é o ponto de entrada para o Programa de Ignição, uma iniciativa liderada pela Portugal Ventures e parte integrante do Programa +e+i (mais empreendedorismo, mais inovação), cujo objetivo é fortalecer o ecossistema Português de empreendedorismo de base tecnológica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais moderna, competitiva e aberta para o mundo. Através desta iniciativa, a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano. Alguns dos fundos de capital de risco geridos pela Portugal Ventures são cofinanciados pela União Europeia através do FINOVA, gerido pela PME Investimentos, do COMPETE e do POR LISBOA.
A Portugal Ventures é uma Sociedade de Capital de Risco que foca a sua política de investimento em projetos inovadores de base científica e tecnológica, bem como em empresas com projetos de expansão internacional e do área do turismo. Trabalha lado-a-lado com os empreendedores e parceiros, impulsionando as empresas portuguesas com elevado potencial na sua ambição pelo sucesso a nível global.
O Turismo de Portugal é um dos acionistas, a par com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e outras entidades, maioritariamente do sector da banca.