Turismo

Portugal sobe para 15º lugar em ranking de competitividade no turismo

Portugal subiu cinco posições no 'Global Travel & Tourism Competitiveness Index', passando para 15º lugar neste ranking que mede a competitividade do turismo a nível mundial, informou hoje o Turismo de Portugal.

"Portugal ultrapassou a Suécia, a Nova Zelândia, a Islândia, a Finlândia, a Bélgica e a Irlanda", indicou a mesma entidade, num comunicado, que acrescenta que "pela primeira vez, Portugal figura no top-10 dos destinos turísticos mais competitivos da Europa".

A posição alcançada este ano, no ranking elaborado pelo Fórum Económico Mundial, é também a mesma que o país tinha em 2008.

No índice 'Atribuição de prioridade às viagens e turismo', Portugal passou da 29ª para a 18ª posição, essencialmente devido à melhoria nos componentes 'Atribuição de prioridade pelo Governo à indústria de viagens e turismo' (subida da 29ª para 17ª posição), 'Eficácia do marketing para atrair turistas' (da 55ª para 37ª posição) e 'Gastos orçamentais do Governo com viagens e turismo' (da 28ª para 24ª posição), indica o Turismo de Portugal.

Noutros índices medidos pelo ranking, o país alcançou a terceira posição no componente 'Facilidade para contratar trabalhadores qualificados' e o 10º lugar, no que respeita à perceção da segurança dos destinos turísticos.