Recrutamento para Turismo cresce 30%
A empresa ‘Michael Page Hospitality & Leisure’, líder em recrutamento de quadros médios e superiores para a área de Turismo e Lazer, registou um aumento de 30% no número de processos de recrutamento desenvolvidos durante o ano de 2014.
Segundo a empresa, 2014 foi um ano de consolidação para a área de ‘Hospitality & Leisure’, tendo-se registado um crescimento de 48% dos projectos de recrutamento realizados pela Michael Page. Destes, 55% estiveram relacionados com cadeias hoteleiras nacionais e cerca de 22% com cadeias internacionais.
Para o manager da Michael Page Hospitality & Leisure, Pedro Borges Caroço, “este crescimento confirma a necessidade de criar uma nova divisão, única e exclusivamente dedicada ao recrutamento para o sector do Turismo, impulsionada pela promoção da marca Portugal ao longo do ano de 2014 e crescimento do mercado nacional”. Outra questão a ter em conta é o facto de o mercado português “começar a assemelhar-se ao britânico, onde a capacidade e qualidades dos candidatos prevalecem sobre as conexões familiares ou amizades”.
Os projectos desenvolvidos tiveram maior representação na zona da Grande Lisboa (65%), seguida pelo Algarve (20%) e Porto (10%).
Os processos para a área de Leisure (Agências de Viagens, DMCs, Health & Fitness, Golf e Spa) representaram 23% do total de projectos, com especial destaque para as posições de Marketing Digital (sobretudo no segmento das Agências de Viagens), Comercial (Fitness, Golf e Spa), especialistas de IT e perfis financeiros/RH. Na temática Hospitalidade, o aparecimento de projectos de recrutamento relacionados com Alojamento Local resultou num crescimento exponencial deste segmento que representou 8,3% das dormidas em 2014 em Portugal.