Turismo

Número de turistas chineses em Portugal cresceu quase 50% em 2014

O número de turistas chineses que visitaram Portugal em 2014 cresceu 49,3% para 113.200, que gastaram 54 milhões de euros, quase 20 milhões mais do que em 2013, confirmando a "aposta" do Turismo de Portugal (TdP) na China.

Os dados, ainda provisórios, foram compilados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e pelo Banco de Portugal, respetivamente, e foram divulgados por ocasião dos seminários que o Turismo de Portugal promove esta semana em três grandes cidades chinesas.

Segunda economia mundial, habitada por uma vasta população com crescente poder de compra, a China tornou-se também o maior emissor de turistas, ultrapassando os Estados Unidos da América.

Cerca de 109 milhões de chineses - mais 19,5% do que em 2013 - viajaram o ano passado para fora da China continental. A maioria fica-se por Hong Kong e Macau, mas os Estados Unidos, a Europa e a Austrália atraem cada vez mais a nova classe média chinesa.

Os referidos seminários, com a participação de doze empresas portuguesas do setor e centenas de operadores turísticos locais, começaram na segunda-feira em Pequim, repetindo-se a seguir em Xangai, na quarta-feira, e em Cantão, dois dias depois.

A iniciativa ocorre menos de treze meses depois de a Administração Nacional do Turismo da China ter participado, pela primeira vez, na Feira de Turismo de Lisboa, em fevereiro passado, e que foi considerada "uma demonstração do real interesse dos operadores chineses no mercado português".

Três cadeias hoteleiras portuguesas (Corinthia, Melia e VIP) participam nos seminários em curso na China, com mais nove empresas do setor (GeoStar, Line Up - Portugal Incoming, Osíris: DMC Portugal & Spain, Rdmc Incoming & Outgoing, Spain & Portugal Tours, Supreme Tours, TQ Travel Quality DMC, Wide Travel & Events e Vista dmc).

"Só num dia fizemos cerca de 50 contactos. É um mercado que está a crescer, não há duvida", disse um dos participantes.

Em novembro de 2014, o governo português lançou uma campanha de promoção na China centrada na imagem de "C Luo" (Cristiano Ronaldo, em chinês), a figura portuguesa mais conhecida no país, e o Turismo de Portugal abriu uma representação permanente em Xangai.

À semelhança do capitão da seleção de futebol, Portugal apresenta-se como um país "mundialmente famoso" e "cheio de lugares espetaculares", numa mensagem escrita em chinês e impressa em cartazes com a fotografia do jogador.