Turismo

41% dos portugueses vão gastar dinheiro em viagens e lazer

41% dos portugueses pretendem, nos próximos meses, gastar mais em viagens e lazer. Uma tendência que cresce 9 pontos  percentuais em relação a 2014.

O inquérito realizado a 12 países europeus coloca as viagens e o lazer no topo do ranking, à semelhança de Portugal com 54% este ano. Um aumento de 5 pontos em relação a 2015.

A maioria dos europeus coloca as viagens e o lazer no topo do ranking das intenções de compra, com excepção dos polacos e dos checos, onde essa categoria de compra surge na segunda posição.

Os produtos eletrodomésticos (33%) e os trabalhos de construção/renovação (30%) surgem em segundo e terceiro lugar no ranking de intenções de consumo para 2015. Estas são conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, que analisou as tendências de compra na Europa para os próximos meses.

O estudo revela também que, em Portugal, as intenções de compra aumentaram em praticamente todas as categorias. Os smartphones e os tablets ocupam um lugar de destaque na lista de intenções de compra dos consumidores para os próximos meses. Cerca de 26% dos portugueses admitem vir a comprar um smartphone este ano e 19% tencionam adquirir um tablet. Em 2014 eram apenas 19% e 15%, respectivamente.

"Paradoxalmente, apesar das limitações do poder de compra, as viagens e o lazer mantêm-se na liderança das despesas dos consumidores, o que indica uma necessidade de fuga à situação socioeconómica e à vida quotidiana", explica o director de marketing do Cetelem, Diogo Lopes Pereira.