Turismo

Papa em Fátima é oportunidade para reforçar notoriedade do país

O presidente do Turismo do Centro disse hoje que a visita do papa a Fátima em 2017 é uma oportunidade para “reforçar a notoriedade das marcas Fátima, Centro e Portugal”, defendendo a mobilização de organismos públicos e privados na receção.

“A visita do papa a Fátima é uma grande oportunidade para reforçar a notoriedade das marcas Fátima, Centro e de Portugal, no contexto mundial do turismo religioso, mas também do turismo cultural”, afirmou à agência Lusa Pedro Machado.

Para Pedro Machado, “essa oportunidade deve mobilizar todos, organismos públicos, privados, locais, regionais e nacionais, para se poder proporcionar a melhor receção possível” ao papa e a quem visitar Fátima em 2017.

O papa Francisco confirmou hoje, ao bispo de Leiria-Fátima, António Marto, que tenciona deslocar-se a Fátima em 2017, quando se assinala o centenário dos acontecimentos na Cova da Iria, revelou hoje a diocese portuguesa.

Numa informação enviada à agência Lusa, a diocese anuncia que, em audiência privada, hoje, em Roma, o papa Francisco confirmou a António Marto que, “‘se Deus [me] der vida e saúde’ quer estar na Cova da Iria para celebrar o centenário das aparições de Fátima”.

“Depois de ter recebido já vários convites, é a primeira vez que Francisco afirma de forma explícita este desejo de vir a Fátima, autorizando a divulgação pública da sua intenção”, destaca a diocese.

Em novembro, o bispo, que é também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, assumiu ter uma “esperança fundada” de que o papa peregrine ao Santuário de Fátima em 2017.

“Agora é uma certeza dita pela boca do Santo Padre. Perguntei se podia transmitir ao público e à imprensa, e ele disse-me que sim, com esta condição, acerca da sua vida, se o permitir”, acentuou António Marto, realçando ser “uma alegria já para Portugal e para todos aqueles que se sentem ligados a Fátima que já podem projetar o futuro com esta certeza”.

O presidente do Turismo do Centro adiantou que a visita do papa “dá uma visibilidade e alcance mundial que só podem acrescentar valor” ao trabalho e esforço financeiro que a entidade regional desenvolve diariamente na promoção do destino.

“Trabalho que chegará a milhões de pessoas em todo o mundo, com aquela que será a figura mais conhecida em todo o mundo”, considerou Pedro Machado.