EasyJet inaugura hoje no Porto segunda base operacional da companhia em Portugal
A companhia aérea de baixo custo britânica easyJet inaugura hoje, no Aeroporto do Porto, a sua segunda base operacional em Portugal, um investimento de 80 milhões de euros responsável por 80 empregos diretos, segundo a empresa.
"A inauguração da segunda base da easyJet - com dois aviões A320 estacionados - visa celebrar o reforço do estabelecimento da companhia aérea em Portugal e assinala o contributo desta nova base para o incremento da conectividade do país e da região Norte", refere a companhia em comunicado.
Na sequência da abertura da base operacional do Porto, a easyJet começa a operar quatro novas rotas entre o Porto e Manchester, Bristol, Nantes e Londres (Luton), passando a disponibilizar no mercado mais 200 mil lugares no ano fiscal que vai de outubro a setembro, mais 23% do que no exercício anterior, segundo o diretor comercial da easyJet Portugal.
Numa conferência de imprensa em novembro passado, José Lopes revelou que, como resultado, em 2015 a companhia propõe-se ultrapassar um milhão de passageiros transportados de e para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, pretendendo para isso "melhorar os horários de todas [as rotas] já existentes a partir do Porto" e abrir, "em breve", outras novas ligações.
Com a entrada em operação das quatro novas rotas, a easyJet passa a ligar 10 destinos ao Porto.
Já com uma base operacional em Lisboa e 25 em toda a Europa, a easyJet diz "acreditar no Porto e na região Norte como um destino de grande atração" na Europa, nomeadamente ao nível do turismo de negócios.
Presente em Portugal desde 1999 e desde 2007 no Aeroporto do Porto, a easyJet tem uma base em Lisboa desde 2012, com quatro aviões estacionados e 143 colaboradores, voando ainda para os aeroportos da Madeira e de Faro.
Reclamando uma quota de mercado de 12% em Portugal e de 11% no Porto, o que faz dela a terceira maior companhia aérea do país, a easyJet transportou quatro milhões de passageiros de e para Portugal em 2014 (mais 3% do que em 2013) e perto de 800 mil passageiros de e para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Agendada para as 13:45, a cerimónia de hoje contará com a presença da presidente executiva da companhia, Carolyn McCall, do presidente da Vinci Airports, Nicolas Notebaert, dos secretários de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e do Turismo, respetivamente, Sérgio Monteiro e Adolfo Mesquita Nunes, e da ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque.